Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias
Notícias
Apresentado por
logo insituto natura publi PNG
13 de Dezembro de 2017 Imprimir
5 4 3 2 1

Em 2018, invista em formação

Instituto Natura oferece gratuitamente ao professor opções de cursos a distância

Todo professor vive dizendo ao aluno a importância de estudar. A afirmação vale também para o próprio docente, que deve ter oportunidades para se aprimorar. Investir em formação continuada contribui para o plano de carreira do educador e resulta em melhoria no processo de ensino e aprendizagem.

Com mais de 30 anos em sala, a professora Sandra Villon Kohn, de Itapira (SP), busca atualização profissional por meio de cursos online. “Fiz uma pós-graduação a distância e participo de cursos oferecidos pela prefeitura. Também finalizei o EAD do Trilhas do Instituto Natura, que me ajudou no meu trabalho como alfabetizadora”, diz. Para ela, são dois os principais benefícios deste formato: flexibilidade para escolher os horários de estudo e aprimoramento de conhecimento.

O Trilhas prevê apoio ao trabalho de alfabetização, por isso é indicado para quem atua na Educação Infantil e nos primeiros anos do Ensino Fundamental. Ele ajuda a desenvolver leitura, escrita e oralidade, aproximando as crianças da literatura por meio de atividades com textos narrativos, poéticos e jogos de linguagem. São 85 horas de duração e os concluintes recebem um kit Trilhas em casa.

Outro curso a distância do Instituto Natura é o Escola Digital, sobre como incorporar a tecnologia nas práticas pedagógicas. Com 40 horas, é direcionado a docentes da Educação Infantil ao Ensino Médio. A plataforma também dá acesso a mais de 21 mil conteúdos entre jogos, vídeos, infográficos, aplicativos etc. Todos com indicações de disciplina e série adequada para o uso em sala, de acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN). “O curso foi bem proveitoso. Eles ensinam a melhor maneira de usar os recursos digitais para fazer intervenções com os alunos”, diz Sirly Castro Nogueira, professora de Ciências no Ensino Fundamental 2, em Rio Branco (AC).

Sirly também aproveitou o conteúdo do portal. Ela utilizou, por exemplo, um vídeo sobre alimentação saudável para preparar aula sobre sistema digestório e distúrbios alimentares para a turma do 7º ano. Depois, os estudantes ampliaram a pesquisa e produziram um debate em sala sobre o papel da mídia na construção de padrões de beleza distantes da realidade. Os próprios jovens filmaram a conversa, que será editada e colocada no blog da escola. “Quando aliamos o conteúdo escolar a um assunto do cotidiano deles e ao uso de recursos digitais, eles ficam mais interessados”, afirma a professora.

Os dois cursos foram elaborados por especialistas, são gratuitos, totalmente online, autoinstrucional e incluem certificado validado pelo Ministério da Educação (MEC). Os participantes recebem um convite para compartilhar planos de aula ou atividades com os alunos. Já são mais de cinco mil vídeos enviados, que deram origem a área Rede que Ensina. “A gente faz uma curadoria dos vídeos um a um, identifica os pontos fortes e os que precisam ser aprimorados e dá uma devolutiva ao professor. Aqueles mais modelares ganham visibilidade no portal para inspirar outros docentes”, diz Maria Slemenson, gerente de projetos educacionais do Instituto Natura. “Com isso, criamos uma metodologia de colaboração e aprendizagem entre os educadores muito interessante”, completa. A área é aberta a todos. E você, professor, vai investir em formação em 2018?

Como unir comunidade e escola

Aproximar a família da escola, por meio de ações para melhorar a aprendizagem e a convivência. Esta é a proposta do EAD Comunidade de Aprendizagem, voltado a docentes e gestores. “O curso é baseado em participação educativa da comunidade, criação de processos dialógicos e desenvolvimento de práticas inclusivas, que considerem os alunos em seus diferentes níveis de aprendizagem, para que todos tenham direito de chegar a seus melhores resultados”, diz Carolina Briso, gerente de projetos do Instituto Natura. Já são mais de 4,2 mil concluintes.

Tenha acesso a conteúdos e serviços exclusivos
Cadastre-se agora gratuitamente
Cadastrar