Seções | Estante

Sugestões de livros, filmes e sites

Referências para o trabalho do educador

POR:
NOVA ESCOLA e Anna Rachel Ferreira
"Oferece o subsídio ideal para orientar produções orais e escritas dos alunos." ANA CLÁUDIA SANTOS

Estudo e Produção de Textos, Vanilda Köche, Odete Boff e Adiane Marinello, 184 págs., 
Ed. Vozes, tel. (24) 2233-9029, 32,50 reais 

O professor de Língua Portuguesa não encontra apenas a teoria sobre o gênero textual em estudo. Esquemas ilustrados e sugestões de atividades como pré-leitura e recontextualização também estão presentes. O foco é a oralidade e 
a escrita dos estudantes. 

 

 

"Um romance surpreendete com personagens femininas fortes."ANDRÉA TAMBELLI

Orgulho e Preconceito, Jane Austen, 479 págs., Ed. Martin Claret, tel. (11) 3772-8144, 34,90 reais. 
O relacionamento entre um homem e uma mulher na Inglaterra do século 19 é capaz de vencer as diferenças sociais entre os namorados e dar força à mulher, subjulgada socialmente. O leitor acompanha a história pelo olhar da protagonista, a inteligente Elizabeth Bennet. Ao longo da narrativa, muitas primeiras impressões somem e os aspectos psicológicos se revelam, mostrando como o autoconhecimento interfere no que pensamos sobre os outros. A autora é um grande nome do gênero, considerada pela crítica a primeira romancista moderna do seu país.  

 

"A discussão sobre as relações na sociedade pós-industrial continua atual." ANGELA VIEIRA

Admirável Mundo Novo, Aldous Huxley, 312 págs., Ed. Globo Livros, tel. (11) 3767-7514, 39,90 reais. 
Um futuro organizado segundo a ciência. Pessoas programadas para cumprir papéis restritos e divididas por grupos definidos no nascimento. A arte usada a favor do conformismo. Esse é o mundo descrito no clássico de 1932, que mantêm viva a crítica ao capitalismo e à sociedade tecnológica. 

 

 

 

 

"As ilustrações  marcantes dos personagens encantam as crianças." PAULA SESTARI

Bruxa, Bruxa, Venha à Minha Festa, Arden Druce, 36 págs., Ed. Brinque-Book, tel. (11) 3032-6436, 36,30 reais. 
Uma menina pede cheia de vontade que venham para sua festa seres assombrosos como a bruxa, o espantalho, 
o duende, a árvore, o pirata, o unicórnio e até um tubarão. Que evento será esse? Será que todos os que foram chamados vão mesmo comparecer? A história revela como a imaginação infantil torna as crianças capazes de lidar de maneira divertida com um sentimento difícil,  como o medo. A tendência é que os pequenos fiquem impressionados com os desenhos dos personagens feitos por Pat Ludlow, todos  exuberantes e muito ricos em detalhes.  

 

"Com 'causos' muito divertidos, é um livro para 'morrer'de rir." MARA ELIZABETH MANSANI

Contos de Morte Morrida ? Narrativas do Folclore, Ernani Ssó, 48 págs., Ed.Companhia das Letrinhas, tel. (11) 3707-3501, 38 reais. 

Os nove contos que compõem a obra colocam como protagonista a Morte. Mas não aquela aterrorizante, apesar de manter a capa preta, a aparência esquelética e a foice característica. Ela é um tanto atrapalhada, porém bastante eficiente. Não se deixa enganar. Cada história é um encontro inusitado seu com algum desavisado. Um deles é o caçador que a prende em uma armadilha e negocia a data da visita final. Outro é o ferreiro que presta seus serviços sem se preocupar. Afia a foice que o irá levar.

 

 

"Fala de uma época em que a palavra amor não havia sido banalizada." MARIA DA PAZ MELO

A Boa Terra, Pearls S. Buck, 320 págs., Ed. Alfaguara, tel. (21) 2199-7824, 46,90 reais. 
Wang Lung, um jovem camponês, e O-lan, escrava de uma família rica, estão prestes a se casar. Desse dia em diante, tudo mudaria, mas eles não podiam imaginar quanto.

 

 

 


 

 
"Aprofunda o que o preofssor sabe sobre ensinar Matemática." MARLENE ALVES

 

Fundamentos da Didática da Matemática, Saddo Ag Almouloud, 218 págs., Ed. UFPR, tel. (41) 3360-7489, 25 reais. 
A obra dá as bases para todos que querem se engajar na pesquisa. E auxilia os educadores a refletir sobre as condições de ensino e aprendizagem.
 

 

 

 

 

"A obra trata de assuntos atualizados sobre Geografia." MONIQUE LESCURA

Geografia do Brasil, Jurandyr L. S. Ross (org),  552 págs., Ed. Edusp, tel. (11) 3091-4008, 92 reais. 

O livro mostra aspectos da geografia da natureza e da sociedade de forma analítica. Um novo mapa do relevo brasileiro, gráficos e tabelas complementam essas análises.

 

 


 

 

"Excelente investigação sobre um triste caso de nossa história." RENATA CABRAL

Holocausto Brasileiro, Daniela Arbex, 256 págs., Ed. Geração, tel. (11) 3256-4444, 39,90 reais.

Finalista do 56º Prêmio Jabuti de Literatura na categoria Reportagem, o livro retrata o cotidiano do manicômio Colônia. O hospital, situado na cidade de Barbacena, em Minas Gerais, durante as décadas de 1960 e 1970 deveria tratar doentes mentais. Mas, na verdade, se tornou um depósito de pessoas renegadas pela sociedade que ali foram massacradas. Uma das histórias é a de Maria de Jesus, internada porque se sentia triste. Outra é de Antônio Gomes da Silva que, mesmo sem diagnóstico, permaneceu no local por 34 anos. Lá, lhes foi tirada sua indentidade, que agora pode ser conhecida.

 

"Grande referência para o estudo de circo e palhaços." EMANUEL ALVES

 

Palhaços, Mário Fernando Bolognesi 296 págs., Ed. Unesp, tel. (11) 3242-7171, 44 reais.
A arte do protagonista do circo tradicional é retomada por meio de um estudo sobre suas origens, mas trazendo à luz os representantes brasileiros com seus números mais famosos.

 

Compartilhe este conteúdo: