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Executivo, Legislativo e Judiciário em sala

Aproveite as eleições 2014 para conversar com os adolescentes sobre o sistema político

POR:
Sophia Winkel, Elisa Meirelles e NOVA ESCOLA

Com as eleições em outubro, as discussões políticas estarão mais presentes na vida dos alunos. Por meio das propagandas partidárias ou das conversas entre familiares, eles vão notar que a sociedade como um todo está se mobilizando para comparecer às urnas. Essa pode ser uma grande oportunidade para que o debate político também esteja presente nas aulas de História.

"É fundamental que os estudantes se preparem para exercer o direito ao voto. Eles têm de conhecer o sistema político do país para que possam ajudar a construí-lo nas eleições?", afirma Marcos Francisco Napolitano de Eugênio, doutor em História Social pela Universidade de São Paulo (USP). Cabe a você, professor, convidá-los a refletir sobre como as escolhas individuais no processo eleitoral repercutem na vivência coletiva e colocá-los como protagonistas.

Uma abordagem interessante é estudar as origens do sistema político atual e ajudar a moçada a compreender o que compete a cada esfera de poder (Executivo, Legislativo e Judiciário) e a cada ente federativo (União, estados e municípios). ?A política brasileira tem como base os preceitos iluministas. É importante que a sala entenda isso e saiba de onde vêm as questões que permeiam o nosso dia a dia?, defende Laís Alves Sanchez, mestranda em História Social pela USP. Falar sobre esses temas tendo como base uma questão atual, as eleições, possibilita maior aproximação da turma com o objeto de estudo e facilita a compreensão. A proposta contribui, também, para trazer à escola as discussões sobre o escopo de trabalho dos diferentes cargos políticos, tema nem sempre debatido a fundo. 
Aproveite o plano de aula e o pôster a seguir para levar o assunto à classe.

O plano de aula está disponível aqui.