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Por que algumas crianças leem silabando?

Neurilene Martins responde a dúvida de leitora de Nova Escola

POR:
NOVA ESCOLA
Neurilene Martins,

Neurilene Martins,
doutora em Educação e professora do curso de Pedagogia do Centro Universitário Jorge Amado (Unijorge)

Pergunta enviada por Francielle de Oliveira, Uberlândia, MG

Ler e escrever são processos complexos, que não podem ser confundidos com a habilidade de decodificar as letras. Quando as crianças em fase de alfabetização são solicitadas a ler textos sem saber o que está escrito e o ensino é pautado apenas na memorização das sílabas, de forma descontextualizada, elas acabam identificando as letras, mas não entendem as palavras. Isso se constitui em um desserviço no que se refere à aprendizagem da leitura. Para de fato adquirirem essa habilidade na alfabetização inicial, os pequenos devem colocar em jogo tudo que sabem sobre o contexto, o portador e o sistema de escrita, a fim de cumprir um objetivo de leitura conhecido e relevante para eles. Cabe a você criar situações em que a turma possa lançar mão de estratégias para antecipar o que está escrito. Uma aluna chamada Maria, por exemplo, pode ser desafiada a localizar no calendário a data de aniversário da colega Mariana, sabendo que o nome dela começa da mesma forma que o seu. Outra possibilidade é pedir que cada um selecione na lista de títulos o livro que deseja levar para casa no fim de semana. O conhecimento das letras deve auxiliar nesse processo, como uma pista, para que todos tenham condições de coordenar o que já sabem sobre elas com outras informações e, assim, resolver o problema de leitura proposto. A familiaridade que possuem com o suporte textual, as ilustrações que acompanham o texto e dados compartilhados por você são outros recursos que os ajudam a criar relações e hipóteses sobre a escrita.

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