Seções | Caro Educador

Respostas para todas as dúvidas

Base nacional comum curricular e o dia a dia em sala muito bem explicados

POR:
NOVA ESCOLA
Maggi Krause,

Maggi Krause,
Diretora de Redação

No mês de julho, tivemos o prazer de receber a educadora argentina Delia Lerner para o evento Grandes Diálogos. Para explicar as questões que envolvem a didática da leitura e da escrita, essencial para os professores alfabetizadores, ela conversou com Regina Scarpa, coordenadora pedagógica da Fundação Victor Civita (FVC). Acompanhe no site a série de vídeos do encontro, editados e legendados, clicando aqui.
Perguntas e respostas também facilitam o entendimento da base nacional comum curricular, assunto do momento na Educação brasileira e tema da reportagem de capa conduzida por Camila Camilo (página 30). O documento, depois de pronto, deve impactar o planejamento das escolas, a formação inicial dos docentes, o sistema de avaliação e os materiais didáticos, previu José Francisco Soares, presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), em palestra sobre o tema. O Brasil é grande demais para termos uma Pedagogia única, mas a base nacional comum tem incrível validade. Não se trata do como fazer, mas de saber o que deve ser aprendido, ressaltou.  
Sim, nosso país é imenso, mas a cada ano procuramos visitar mais escolas e realidades interessantes. Um mapa clicável com o título Redação na Estrada permite conhecer os bastidores das reportagens feitas pela nossa equipe, incluindo as viagens para ver projetos de educadores Nota 10. Ele foi organizado por Iana Chan, editora-assistente, recém-contratada, responsável pelo site e que chega cheia de energia e movimentando nossa rotina. 
Outra novidade: nosso primeiro livro sai da gráfica após uma inédita parceira da FVC com a editora Nova Fronteira. O Dia a Dia do Professor: Como Se Preparar para os Desafios da Sala de Aula (192 págs., tel. 21/3882-8200, 19,90 reais) aborda temas caros à profissão docente, como gestão de sala de aula, inclusão, avaliação, indisciplina e bullying de vital importância para iniciantes na carreira e também para quem busca a melhor maneira de ensinar. O trabalho que resultou na publicação envolveu o esforço de Regina Scarpa, da gerente de marketing e captação de recursos Caroline Venturelli Rego, da redatora-chefe Denise Pellegrini e da diretora de arte Manuela Novais. Junto com elas, olho com muito orgulho para esse filhote editorial e desejo que seja o primeiro de muitos!

Compartilhe este conteúdo: