Elas e eles transformam a Educação
Um time de 10 educadores que não se dobra às dificuldades mostra que é possível, sim, mudar a escola em várias dimensões
POR: NOVA ESCOLAEstrutura
Os Educadores Nota 10 de 2017 modificaram o jeitão de seus locais de trabalho. Na creche, salas diferentes, distantes do esquema de berços alinhados; horários e dinâmicas inovadoras nos encontros com a equipe docente; materiais didáticos criados com os alunos. Tudo feito com criatividade, consistência pedagógica e nenhum recurso extra.
Denise Rodrigues de Oliveira
Creche
37 anos
14 anos de docência
Novo Hamburgo (RS)
Etapa
Educação Infantil
Projeto
Transformação do espaço e autonomia
Flávia Roberta Alves Costa
Arte
35 anos
12 anos de docência
Recife (PE)
Etapa
6º ano
Projeto
Inspirações indígenas
Elisângela Dell-Armelina Suruí
Alfabetização
38 anos
10 anos de docência
Cacoal (RO)
Etapa
Do 1º ao 5º ano
Projeto
A leitura e a escrita da criança
Adriane Gallo Alcântara da Silva
Direção
43 anos
25 anos de docência
Assis (SP)
Área de atuação
Gestão escolar
Projeto
Formação continuada dinamizando a escola
Conteúdo
Este trio de professores criou conexões entre temas. Assim, transformou o que se ensina em sala. Pelo prisma da ocupação de espaços, gênero e sexualidade viram assunto da Geografia; a história pessoal revela em nós os traços da imigração e da escravidão; e no Ensino Médio, a Bíblia encontra a Ciência para explicar como viviam os povos antigos.
Gislaine Carla Waltrik
Geografia
48 anos
30 anos de docência
União da Vitória (PR)
Etapa
2º ano (Ensino Médio)
Projeto
Gênero e sexualidade: o papel da Geografia
Rosely Marchetti Honório
História (Fund. 2)
56 anos
35 anos de docência
São Paulo (SP)
Etapa
6º ano
Projeto
O migrante mora em minha casa
Di Gianne de Oliveira Nunes
História (Médio)
42 anos
12 anos de docência
Lagoa da Prata (MG)
Etapa
EJA Ensino Médio
Projeto
Regime fechado, visão aberta
Método
Como ensinar? Os Educadores Nota 10 apontam o caminho, que sempre tem o aluno no centro. Na Educação Física, a brincadeira infantil evolui para um jogo com regras; em Língua Portuguesa, os textos melhoram quando a turma se inspira em grandes escritores; e na aula de Ciências, o entorno da escola é a sala de aula. As aves saem dos livros e estão ao alcance dos olhos.
Cristiane Pereira de Souza Francisco
Educação Física
34 anos
11 anos de docência
Araraquara (SP)
Etapa
1º ano
Projeto
Bolinhas de gude: novos jeitos de aprender
Diogo Fernando dos Santos
Língua Portuguesa
33 anos
10 anos de docência
Pindamonhangaba (SP)
Etapa
5º ano
Projeto
Quem escreve sou eu!
Luana Viegas de Pinho Portilio
Ciências
30 anos
8 anos de docência
Embu das Artes (SP)
Etapa
1º ano
Projeto
Conhecendo as aves do entorno
FOTOS (POR ORDEM DE LEITURA) MARCELO CURIA, LANA PINHO, THIAGO FLOR, FABIO HENRY, MARCELO ALMEIDA, RAONI MADDALENA, GUSTAVO ANDRADE, WILIAN OLIVATO, DIEGO MIGOTTO E FÁBIO NASCIMENTO.