Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias
Matéria de capa | ESPECIAL - OS VENCEDORES | Matéria de capa


Por: NOVA ESCOLA

Elas e eles transformam a Educação

Um time de 10 educadores que não se dobra às dificuldades mostra que é possível, sim, mudar a escola em várias dimensões

Estrutura

Os Educadores Nota 10 de 2017 modificaram o jeitão de seus locais de trabalho. Na creche, salas diferentes, distantes do esquema de berços alinhados; horários e dinâmicas inovadoras nos encontros com a equipe docente; materiais didáticos criados com os alunos. Tudo feito com criatividade, consistência pedagógica e nenhum recurso extra.

Denise Rodrigues de Oliveira

Creche
37 anos
14 anos de docência
Novo Hamburgo (RS)
Etapa
Educação Infantil
Projeto
Transformação do espaço e autonomia

Flávia Roberta Alves Costa

Arte
35 anos
12 anos de docência
Recife (PE)
Etapa
6º ano
Projeto
Inspirações indígenas

Elisângela Dell-Armelina Suruí

Alfabetização
38 anos
10 anos de docência
Cacoal (RO)
Etapa
Do 1º ao 5º ano
Projeto
A leitura e a escrita da criança

Adriane Gallo Alcântara da Silva

Direção
43 anos
25 anos de docência
Assis (SP)
Área de atuação
Gestão escolar
Projeto
Formação continuada dinamizando a escola

Conteúdo

Este trio de professores criou conexões entre temas. Assim, transformou o que se ensina em sala. Pelo prisma da ocupação de espaços, gênero e sexualidade viram assunto da Geografia; a história pessoal revela em nós os traços da imigração e da escravidão; e no Ensino Médio, a Bíblia encontra a Ciência para explicar como viviam os povos antigos.

Gislaine Carla Waltrik

Geografia
48 anos
30 anos de docência
União da Vitória (PR)
Etapa
2º ano (Ensino Médio)
Projeto
Gênero e sexualidade: o papel da Geografia

Rosely Marchetti Honório

História (Fund. 2)
56 anos
35 anos de docência
São Paulo (SP)
Etapa
6º ano
Projeto
O migrante mora em minha casa

Di Gianne de Oliveira Nunes

História (Médio)
42 anos
12 anos de docência
Lagoa da Prata (MG)
Etapa
EJA Ensino Médio
Projeto
Regime fechado, visão aberta

Método

Como ensinar? Os Educadores Nota 10 apontam o caminho, que sempre tem o aluno no centro. Na Educação Física, a brincadeira infantil evolui para um jogo com regras; em Língua Portuguesa, os textos melhoram quando a turma se inspira em grandes escritores; e na aula de Ciências, o entorno da escola é a sala de aula. As aves saem dos livros e estão ao alcance dos olhos.

Cristiane Pereira de Souza Francisco

Educação Física
34 anos
11 anos de docência
Araraquara (SP)
Etapa
1º ano
Projeto
Bolinhas de gude: novos jeitos de aprender

Diogo Fernando dos Santos

Língua Portuguesa
33 anos
10 anos de docência
Pindamonhangaba (SP)
Etapa
5º ano
Projeto
Quem escreve sou eu!

Luana Viegas de Pinho Portilio

Ciências
30 anos
8 anos de docência
Embu das Artes (SP)
Etapa
1º ano
Projeto
Conhecendo as aves do entorno

FOTOS (POR ORDEM DE LEITURA) MARCELO CURIA, LANA PINHO, THIAGO FLOR, FABIO HENRY, MARCELO ALMEIDA, RAONI MADDALENA, GUSTAVO ANDRADE, WILIAN OLIVATO, DIEGO MIGOTTO E FÁBIO NASCIMENTO.