Compartilhe:

Jornalismo

Como reavaliar um aluno que não foi bem em uma prova ou trabalho?

Neurilene Martins responde a dúvidas sobre sala de aula

PorNOVA ESCOLA

31/07/2015

Neurilene Martins,

Neurilene Martins,
doutora em Educação e professora do curso de Pedagogia do Centro Universitário Jorge Amado (Unijorge)

Pergunta enviada por Lucas Machado Cardoso, Taquari, RS

Em casos de rendimento insuficiente, apenas aplicar outra avaliação ao estudante não resolve o problema - a não ser que a proposta inicial tenha sido inadequada. A função de avaliar é identificar o que o aluno sabe e o que precisa aprender. Ao refletir sobre os resultados e como é possível fazer para ajudá-lo a superar as dificuldades, o professor reorganiza o ensino para ampliar as oportunidades de aprendizagem dele. Ou seja, o educador opta por estratégias didáticas e intervenções adequadas à criança, que sejam diferentes das já realizadas e que não foram eficazes. Em relação aos instrumentos avaliativos, é recomendado que o professor combine ao longo do processo propostas escritas e orais, além de produções coletivas e individuais, de modo a abordar diversas habilidades e competências, superando um modelo hegemônico de avaliação.

Veja mais sobre

Últimas notícias