Como reavaliar um aluno que não foi bem em uma prova ou trabalho?
Neurilene Martins responde a dúvidas sobre sala de aula
PorNOVA ESCOLA
31/07/2015
Compartilhe:
Jornalismo
PorNOVA ESCOLA
31/07/2015
Neurilene Martins,
doutora em Educação e professora do curso de Pedagogia do Centro Universitário Jorge Amado (Unijorge)
Em casos de rendimento insuficiente, apenas aplicar outra avaliação ao estudante não resolve o problema - a não ser que a proposta inicial tenha sido inadequada. A função de avaliar é identificar o que o aluno sabe e o que precisa aprender. Ao refletir sobre os resultados e como é possível fazer para ajudá-lo a superar as dificuldades, o professor reorganiza o ensino para ampliar as oportunidades de aprendizagem dele. Ou seja, o educador opta por estratégias didáticas e intervenções adequadas à criança, que sejam diferentes das já realizadas e que não foram eficazes. Em relação aos instrumentos avaliativos, é recomendado que o professor combine ao longo do processo propostas escritas e orais, além de produções coletivas e individuais, de modo a abordar diversas habilidades e competências, superando um modelo hegemônico de avaliação.
Últimas notícias