Como ensinar sobre a evolução sem desrespeitar as crenças religiosas dos alunos?
Neurilene Martins responde a dúvidas sobre sala de aula
PorNOVA ESCOLA
31/07/2015
Compartilhe:
Jornalismo
PorNOVA ESCOLA
31/07/2015
Neurilene Martins,
doutora em Educação e professora do curso de Pedagogia do Centro Universitário Jorge Amado (Unijorge)
É recomendado que a abordagem de temas como esse em sala de aula comece com a socialização das ideias que as crianças têm sobre o assunto. A exploração dos saberes que emergem do cotidiano delas, difundido pelas variadas experiências familiares, deve ser o ponto de partida para problematizar a questão. Por exemplo, depois de perguntar a elas sobre qual a origem da vida e levantar o que dizem, proponha uma investigação: o que a comunidade científica diz sobre isso ao longo dos séculos? É essencial que os alunos se apropriem de conhecimentos construídos historicamente, aprendam que há diferentes perspectivas sobre o mesmo fato e aproximem-se de versões da ciência. O conhecimento escolar é construído integrando o saber cotidiano e o científico.
Últimas notícias