Como agir quando uma criança inventa coisas que a professora teria falado?
Telma Vinha responde a dúvidas sobre comportamento
PorNOVA ESCOLA
31/07/2015
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Jornalismo
PorNOVA ESCOLA
31/07/2015
Telma Vinha,
professora de Psicologia Educacional da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)
Os pequenos podem afirmar que a docente falou algo que não foi dito por não entenderem o significado de verdade e mentira ou para que um colega os obedeça. Um exemplo: "A professora disse que sou o primeiro". Na pré-escola, a criança tem dificuldade em resolver conflitos, então usa artifícios para que o outro faça o que ela quer, como ameaçar, subornar e apelar para quem tem o poder - no caso, o adulto. Também vale considerar a pseudomentira, quando ela distorce a realidade sem perceber. Natural da faixa etária, ela está próxima da imaginação e não deve ser vista como falha do caráter. Com o tempo, tende a desaparecer. Você pode ajudar a distinguir realidade de desejo contra-argumentando: "Você queria ser o primeiro, mas o que tínhamos combinado antes?".
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