Sala de Aula | Pôster | Plano de aula | Sala de aula

O Universo além do planeta Terra

Amplie os saberes da garotada ao observar o céu e desvendar o sistema solar

POR:
Anna Rachel Ferreira

Olhe para o céu. O que você vê? Como deve ser cada um desses corpos celestes? Perguntas como essa intrigam a humanidade há séculos e encantam cientistas, professores e alunos. O que compõe exatamente as estrelas, os planetas, o Sol e a Lua ou como é a dinâmica deles são temas desconhecidos para os pequenos e que podem ser alvo de investigação em sala de aula.

O desafio é como tratar de um tema tão amplo com a turma em uma única sequência didática. O Universo tem proporções imensas, e os pesquisadores da área estão sempre descobrindo informações novas e ampliando seus estudos. Por essa razão, parece complicado propor um recorte.

Uma possibilidade interessante é focar as aulas nos planetas do sistema solar. "Ao trabalhar o tema, podemos mostrar à classe que existem corpos celestes muito diferentes e próximos de nós ao mesmo tempo", defende Cristian Annunciato, coordenador e pesquisador da Abramundo.

As atividades devem ter como base o que a turma pensa a respeito do céu para, então, ampliar os saberes. "As hipóteses das crianças têm de nortear o estudo da Astronomia nos anos iniciais do Ensino Fundamental e a observação in loco deve estar sempre presete", explica Gustavo Kilner, professor de Física do Instituto Federal de São Paulo (IFSP). Ao estudar as características dos planetas, os alunos conseguem entender os porquês de cada um ser como é e começam a compreender esse imenso Universo que nos cerca. Além disso, exercitam a capacidade de investigar elementos e agrupá-los segundo características comuns, procedimento necessário à ciência.

Veja, no plano de aula e no pôster abaixo, como introduzir a discussão sobre nosso sistema solar e ampliar os conhecimentos da garotada.