Seções | Em Dia

Desvio de verba

Prefeituras fraudam licitações com recursos do Fundeb

POR:
Sophia Winkel, Paula Peres e Elisa Meirelles

Em 2013, a Controladoria-Geral da União (CGU) fiscalizou 120 municípios sorteados e constatou que 73% desviaram recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). Não há, por lei, alguém responsável por supervisionar a aplicação dessa verba, apenas conselhos locais. Luiz Araújo, professor da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília (UnB), explica o impasse: "Devido à autonomia federativa, não cabe ao Ministério da Educação (MEC) fiscalizar os demais entes federados e fica um jogo de empurra. Uma opção seria condicionar o repasse financeiro a um controle online de contas públicas em um portal aberto a todos". 


Língua
25% dos idiomas estão ameaçados
A conclusão é de um estudo da Universidade de Cambridge, na Inglaterra. Cláudio Bazzoni, professor do Colégio Santa Cruz, em São Paulo, alerta que o problema vem ocorrendo há anos no Brasil com os idiomas indígenas. "Faltam políticas nacionais de fortalecimento de línguas diversas. Essa extinção é grave, pois envolve perdas culturais."


O Brasil é o 6º país com maior taxa de homicídios de crianças e adolescentes.

Fonte Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) 2014


Tecnologia
Metade dos jovens brasileiros ouvidos pela Fundação Telefônica diz que um bom professor é aquele que sabe usar a internet em favor da aprendizagem.


Formação
Apagão de professores?

De 2010 para 2013, diminuiu o número de pessoas que ingressaram em cursos de licenciaturas (veja o gráfico abaixo). A redução na procura é reflexo da desvalorização da carreira, mas não significa que vão faltar professores formados no país. "Mesmo com a queda nas licenciaturas, graduamos três vezes mais pessoas do que precisamos", diz José Marcelino de Rezende Pinto, professor da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP). O problema é que grande parte dos formados não se sente atraída pela profissão e muda de área. "É preciso tornar a carreira atrativa e oferecer melhores condições de trabalho para que eles queiram exercer a docência", afirma. 


Investimento
Custo por aluno
O Brasil gasta 6% do Produto Interno Bruto (PIB) na Educação, porcentagem igual à de países ricos. Mas o investimento por aluno é um terço do deles, pois temos muitos estudantes e um PIB pequeno.


Na internet 
observatoriodopne.org.br

Site sobre o Plano Nacional de Educação (PNE) agora traz dados sobre a Educação nos municípios.


Entrevista
Luiz Carlos de Freitas, docente da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)

Pela primeira vez, o Brasil não alcançou metas do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). O que houve? 
Não foi um problema pontual.Se observarmos a tendência de crescimento do Ideb, veremos que ele está entrando em exaustão, ou seja, os acréscimos de nota entre anos estão sendo cada vez menores. 

Onde a situação é mais grave? 
Embora o Ensino Médio chame mais a atenção, o sistema inteiro está crescendo em um ritmo menor. 

O que pode ser mudado? 
Precisamos inverter a lógica atual. Estamos forçando as escolas a colocar toda a energia na produção da nota, como se um Ideb alto sozinho fosse sinônimo de boa Educação.

Compartilhe este conteúdo: