O ipê será o termômetro
Estimule os pequenos a observar as alterações no entorno provocadas pelas mudanças das estações do ano
PorBeatriz VichessiSophia WinkelLucia de Menezes
09/06/2017
Este conteúdo é gratuito, entre na sua conta para ter acesso completo! Cadastre-se ou faça login
Compartilhe:
Jornalismo
PorBeatriz VichessiSophia WinkelLucia de Menezes
09/06/2017
Em muitas escolas, época de mudança de estação é motivo para festa - a da primavera é uma das mais comuns. As salas são enfeitadas com flores de papel, as crianças plantam sementes em vasinhos... No entanto, a turma, já na pré-escola, pode fazer muito mais que comemorar. Os pequenos têm plenas condições de refletir sobre tempo e temperatura. "A escola precisa incentivar investigações e pesquisas sobre como as estações se manifestam, em que elas diferem, quais são as reações da natureza e que hábitos temos durante cada temporada etc.", exemplifica Elisabeth Duarte, coordenadora pedagógica do Colégio Nossa Senhora do Morumbi, em São Paulo.
Explorar questões relacionadas a tempo e temperatura é uma das propostas no campo de experiências Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações da Base Nacional Comum Curricular. "Um dos objetivos previstos é identificar e selecionar fontes de informações para responder a questões sobre a natureza, seus fenômenos e sua preservação", diz Karina Rizek, coordenadora de projetos da Escola de Educadores.
Para explorar o tema, vale fazer uso de termômetros, fotos e convidar a turma a descobrir como as pessoas e a natureza se comportam no inverno e nas demais estações do ano. Denise Tonello, orientadora educacional e pedagógica do Colégio Miguel de Cervantes, em São Paulo, sugere observar o visual de uma árvore do entorno e relacioná-lo às temperaturas e outras condições do tempo (leia o passo a passo abaixo).
Ilustração: Pedro Hamdam
Últimas notícias