Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias
RDRevista Digital

Nova Escola

Nesta área você encontrará todo o acervo da revista de maneira organizada e em formato digital

Seções | Caro Educador | Caro Educador


Por: NOVA ESCOLA

De professor para professor

NOVA ESCOLA quer construir milhares de planos de aula junto com você. Vamos nessa?

Leandro Begouci,

Leandro Begouci,
Diretor editorial e de produtos

Um dia, a professora paulistana Debora Garofalo se candidatou a escrever sobre tecnologia para o site de NOVA ESCOLA. A mensagem dela para mim era clara e honesta: adoro os textos de vocês, mas eles não conversam com a minha realidade. Ela me mandou alguns exemplos, que me fizeram pensar não apenas no conteúdo que fazemos mas também no como fazemos.

Afinal, esse é o melhor tipo de crítica que você pode receber. Uma grande profissional se dispõe a ajudar. E ela explica essa ajuda não com um ataque, mas com uma avaliação baseada em evidências. Desde então, Debora se tornou colaboradora assídua do site e seus textos vêm sendo um sucesso entre os educadores.

NOVA ESCOLA existe para garantir o prazer em ensinar e o prazer em aprender. Ao longo da nossa história, nunca quisemos fazer algo impositivo. Queríamos construir, junto com os professores, soluções efetivas para a sala de aula. Porém, existe uma longa distância entre o querer e o fazer. E, em muitos momentos, nós não fizemos. O caso de Debora, em tecnologia, é um exemplo. Mas não é suficiente. Era preciso ir mais longe, arriscar mais. Era preciso agir.

Por isso, com o apoio da Fundação Lemann e do Google.org, NOVA ESCOLA vai produzir milhares de planos de aula, gratuitos, de alta qualidade, alinhados à Base Nacional Comum Curricular. Havia vários caminhos para fazer isso. Mas, honrando os nossos princípios, nós queremos fazer isso com você. Você será a autora ou o autor.

Os primeiros planos serão de Matemática. Mais adiante virão as outras disciplinas. Cada aprovado no processo seletivo receberá formação específica e gratuita para fazer os textos e receberá uma remuneração pelo seu trabalho. Para se candidatar, basta entrar em novaescola.org.br/inscricoes.

Vem com a gente nessa jornada. É a chance de fazermos algo grande e poderoso pela Educação brasileira. E juntos!

***

Eu sempre coloco meu e-mail aqui, para dialogar com você - se você não anotou, vai de novo: leandro@novaescola.org.br. Nesta edição, tenho uma novidade para contar. O texto sobre formação de coordenadoras, que você lerá mais adiante, foi sugestão de uma das nossas leitoras. Foi por causa de um educador, de uma educadora como você que nós descobrimos essa iniciativa. E, semanas atrás, fizemos um texto para o site sobre orações em sala de aula, por causa de dúvidas que vocês me enviaram por e-mail.

Eu não tenho o prazer de ser professor, como vocês. Mas tenho muita sorte em conviver com tantos educadores comprometidos com seus alunos - e dispostos a fazer com que NOVA ESCOLA, cada vez mais, seja a casa dos educadores.

Dúvidas? Críticas? Sugestões? Não preciso dizer, né? Elas são muito bem-vindas!

Grande abraço.


Ilustração: Adriana Komura