O mapa-múndi visto de outro ângulo
Esqueça decoreba, desenhos coloridos e cálculos! Aguce a curiosidade sobre os países e reflita com a turma da EJA sobre como o planeta é representado
PorMaggi KrausePaula PeresJacqueline Hamine
08/04/2017
Este conteúdo é gratuito, entre na sua conta para ter acesso completo! Cadastre-se ou faça login
Compartilhe:
Jornalismo
PorMaggi KrausePaula PeresJacqueline Hamine
08/04/2017
Em um mundo globalizado, onde o noticiário menciona países diferentes todos os dias, seu aluno não sabe onde fica o Haiti nem a França? Na Educação de Jovens e Adultos (EJA), isso é mais frequente do que imaginamos. O próprio mapa-múndi pode causar estranheza. "É preciso conversar com a turma sobre o que é o mapa", diz Diego Elias, professor de Geografia do CIEJA Campo Limpo. "Estamos acostumados a interagir com uma realidade tridimensional. O papel ou a superfície da tela tentam reproduzi-la em duas dimensões e de maneira reduzida", explica ele.
Diego pede que eles pensem na sala de aula vista de cima, nos pontos de referência do bairro e nas rotas do dia a dia com a ajuda do Google Maps, e vai diminuindo a escala até que todos percebam que o mapa-múndi não deixa de ser, também, uma representação. A observação fica mais interessante quando confrontada com o globo terrestre. No mapa mais usual, temos a impressão de que o Ocidente e o Oriente estão muito distantes. No globo, vemos que os Estados Unidos e a Rússia quase encostam um no outro.
"O planisfério teve função importante nos sé- culos 15 e 16, época das navegações, mas não deve ser a única forma de entender o mundo", alerta Fernanda Padovesi Fonseca, professora do Departamento de Geografia da Universidade de São Paulo (USP). "Discutimos sobre como esse mapa tradicional descreve uma dominação", explica Diego. Por que os países do norte estão em cima? Quem definiu isso como padrão? Instigar os alunos é só um começo. Leia dicas para preencher lacunas de conhecimento e verifique se você não precisa deixar de lado práticas ultrapassadas.
Imagem: GETTY IMAGES / OJO IMAGES
Últimas notícias