Reportagens | Glossário | Reportagens

O que é cultura da diferença

POR:
Pedro Annunciato e Maggi Krause

Livro

Coleção Pensadores na Prática

Veja mais em novaescola.org.br/colecoes

Como garantir uma escola em que todos os alunos construam um projeto de vida e aprendam a conviver com a diferença? Essa é a pergunta que Lino de Macedo procura responder em Ensaios Pedagógicos: Como Construir uma Escola para Todos. Para o autor, o primeiro passo é romper com a cultura da semelhança, que ainda prevalece na maioria das instituições. Nela, os alunos precisam se adaptar a um modelo de Educação homogêneo, em que todos têm de aprender do mesmo jeito e no mesmo tempo, e quem não se enquadra nas regras ou na rotina preestabelecida termina excluído. O segundo é construir uma cultura das diferenças, na qual se reconhece que cada sujeito é único e tem direito a um ambiente em que todos aprendam e cresçam juntos. Em suma, uma escola que veja na diferença uma riqueza, e não um empecilho. Quanto mais ela convencer educadores, alunos, pais e colaboradores da importância dessa ideia, mais ela se torna inclusiva. Esse tema é fundamental no livro, o quarto volume da Coleção Pensadores na Prática de NOVA ESCOLA, que reúne cinco obras para aprimorar o cotidiano de professores e gestores.

 

DEFINIÇÃO DESCOMPLICADA

Cultura da diferença é aquela em que todos os alunos são respeitados em sua singularidade, independentemente de suas condições sociais, físicas ou mentais. O objetivo é que todos possam trocar experiências e enriquecer as relações.

Exemplo Estudantes com qualquer tipo de deficiência devem se inserir na rotina, participar das turmas regulares e ter as mesmas oportunidades de aprendizagem que os colegas.

 

USO NA PRÁTICA

Alunos com deficiência precisam de atividades diferentes?

Não, é necessário apenas pensar em maneiras de eliminar as barreiras que impedem a participação. A aula é a mesma, o que muda é a forma

Exemplo Para compreender uma exposição oral, alunos com deficiência auditiva precisam de imagens como apoio, além da tradução em libras.

Outras opções

  • Discuta possíveis soluções em parceria com o Atendimento Educacional Especializado (AEE).
  • Combata a discriminação abrindo espaços de diálogo e dando oportunidade aos alunos com deficiência para expressar o que sentem.

 


Imagem: Reprodução