Compartilhe:

Jornalismo

1

Inclusão

O autismo sem fantasia

Retratar o autismo é um desafio encarado por muitos fotógrafos e escritores 

Livro

Meu Menino Vadio

Luiz Fernando Vianna, 208 págs.,

44,90 reais (impresso), 19,90 (ebook)

FOTO DIVULGAÇÃO

"Verdade será que o amei bastante. Foi difícil mas não foi sacrifício. Pai de autista sofre um bocado. No entanto, ama demais também." O trecho demonstra bem o tom adotado pelo jornalista Luiz Fernando Vianna em Meu Menino Vadio, em que narra o cotidiano com o filho: sem descrever o transtorno como uma tragédia, ele também não o representa como "fofo".

Pode parecer óbvio, mas não é. As incompreensões sobre o autismo quase sempre levam aos extremos: retratá-lo como uma grande tragédia ou romantizá-lo. O desafio de buscar um retrato realista do transtorno é comum a outros autores, como a fotógrafa escocesa Sarah Fishlock (veja imagem acima). O tom assumido por Luiz Fernando pode soar quase frio em alguns momentos. Mas é a frieza - revezada com declarações ao filho - que torna a obra verossímil e confiável.

Nos 12 capítulos do livro, o jornalista pinta um retrato fiel dos dramas e das felicidades durante os 16 anos de convivência com o pequeno Henrique. Alguns momentos podem fazer com que educadores que convivem com crianças com o transtorno se identifiquem, como as dúvidas constantes e raramente respondidas.

Mais do que uma história bem contada, o livro é também uma boa fonte de informação, pois reúne algumas conclusões coletadas durante a incansável busca por informações.

Por fim, a relação de Henrique com a Educação também é complicada. Luiz Fernando deixa claro como a maioria das instituições não está preparada para recebê-lo. Crítico, mas compreensivo, o olhar de quem lida com essas crianças fora dos muros da escola pode render uma boa reflexão para quem os encara em sala de aula.

 


2

SÉRIE

Penso, logo assisto

Conceitos da Filosofia permeiam o cotidiano de um professor nada tradicional que precisa conciliar a vida pessoal e a jornada em uma nova escola.

Merli, 13 episódios, disponível em netflix.com/br

 


3

SITE

Contra a desigualdade

O que você pode fazer pela igualdade de gênero na infância? Os materiais disponíveis no Desafio da Igualdade abordam a desigualdade entre meninos e meninas e trazem atividades para trabalhar em sala temas como machismo e violência.

Desafio da Igualdade, ONG Plan International, gratuito, disponível em desafiodaigualdade.org

 


4

COLEÇÃO

Olhar sobre a África atual

Nada de reforçar o que há de exótico no continente. A coleção Afreaka: África sem Estereótipos dá subsídios para conhecer as literaturas, artes, histórias, tecnologias e culturas urbanas de diversos países africanos. A coletânea reúne imagens e textos para mostrar a diversidade de um continente que parece distante, mas é mais próximo do que pensamos. No último volume, há sugestões de atividades e exercícios para professores e alunos.

Afreaka: África sem Estereótipos, quatro volumes, 50 reais cada um, à venda no site afreaka.com.br


Imagens: Divulgação

continuar lendo

Veja mais sobre

Últimas notícias