Seções | Imperdível

Sugestões de livros, filmes e sites

Referências para o trabalho do educador

POR:
Wellington Soares e Paula Peres

1. MIGRAÇÃO

Quando a humanidade em nós é relativa Migrantes levados rumo ao campo para refugiados na Eslovênia

 

Migrantes levados rumo ao campo para refugiados na Eslovênia

Foto: GETTYIMAGES / JEFF J MITCHELL

 

Livro

Estranhos à Nossa Porta

Zygmunt Bauman, 120 págs., 44,90 reais, 32,90 reais (e-book)

FOTo:  DIVULGAÇÃO

Em 2016, imagens de pessoas cruzando fronteiras mundo afora circularam nos principais jornais. O tema influenciou acontecimentos como a eleição de Donald Trump nos Estados Unidos e a decisão do Reino Unido de sair da União Europeia. Nos dois casos, migrantes foram vistos como vilões do desemprego e da criminalidade.

Em seu último livro, o sociólogo polonês Zygmunt Bauman (1925-2017) lança um olhar para essa questão. Para ele, as referências morais e éticas se tornaram relativas - líquidas, usando a palavra que o popularizou como um dos mais importantes pensadores da atualidade.

Nesse cenário, valores importantes como a empatia não se aplicam a todos. O imigrante é visto como um outro que não merece compaixão. Nos tornamos uma sociedade globalizada que está se fechando cada vez mais para evitar o desconhecido, seja porque ele representa uma ameaça de concorrência ou porque é a materialização de problemas com os quais ninguém - nem os governantes - sabe lidar.

Pode parecer distante da realidade brasileira, mas o estranhamento ao outro, que embasa o fechamento de fronteiras e a construção de muros, também conversa com atitudes cotidianas, como as migrações internas e o olhar torto lançado a quem vende doces no transporte público.

A última mensagem de Bauman é clara: não importa se estamos confortáveis com os estranhos à nossa porta, eles não vão parar de chegar. Para definir como será essa relação, precisamos decidir se é sólida a humanidade que nos habita. Uma reflexão bastante contemporânea sobre temas que podem aparecer nas aulas de Geografia, História, Língua Portuguesa e Língua Estrangeira.


 

2. INFANTOJUVENIL

Fábulas em nova roupagem Quatro histórias de Rubem Alves (1933-2014) recebem nova edição. Temas muitas vezes difíceis são tratados com delicadeza, como ao comparar a morte com uma montanha encantada para onde os gansos vão, inevitavelmente, nos últimos momentos de vida. A narrativa, capaz de emocionar até adultos, é acompanhada de belíssimas ilustrações de Veridiana Scarpelli.

Coleção Fábulas de Rubem Alves, 4 livros, de 32 a 40 págs., 37 reais cada um


 

3. FORMAÇÃO

Olhar para o corpo do aluno Você já convidou os alunos a bater os pés no chão para sentir os próprios ossos? Com atividades e explicações simples, o livro atenta ao bem-estar e à saúde.

Mapas do Corpo, André Trindade, 256 págs., 89,90 reais


 

4. HISTÓRIA

Registros da ditadura O Memorial da Resistência expõe cartas de presos políticos sobre o cotidiano na prisão. Vale também conferir o site Memórias da Ditadura, relançado com conteúdos novos, como uma área sobre a Educação durante o período.

Carta Aberta - Correspondências na Prisão, Memorial da Resistência de São Paulo, até 20/3, todos os dias, exceto terças-feiras, das 10 horas às 18 horas, grátis

 


Ilustrações: GETTYIMAGES / JEFF J MITCHELL