Seções | Caro Educador

Quem se abre vai longe

Na primeira edição de 2017, temos um convite para você. Vem com a gente?

POR:
NOVA ESCOLA
Leandro Beguoci,

Leandro Beguoci,
Diretor editorial e de produtos

Aproveitei as férias para zerar a lista de livros que eu desejava conhecer em 2016 - a maior parte deles sobre Educação, inovação e história. Meu caderninho de anotações ficou recheado de planos. Também conversei com pessoas bastante queridas, que me falaram coisas muito boas - e também bem difíceis. Resultado? Aprendi muito, e a minha vontade de colocar projetos excelentes em pé se multiplicou por 10.

Essas paradas fazem muito bem. Quando voltei ao trabalho, no meio de janeiro, senti que a visão estava livre. Problemas complicados pareciam mais fáceis de resolver. Caminhos se abriram. Reflexão e descanso são bons tanto para a vida pessoal quanto para a profissional. Por causa disso, uma das minhas metas para 2017 é fazer com que essas horas de leitura e escuta atenta se tornem parte da minha rotina. Ao me abrir, tenho mais vontade de fazer a diferença neste mundão.

Essas reflexões já estavam borbulhando aqui, no dia a dia da nossa equipe, ao longo de 2016. Quando voltei do recesso, vi que elas tinham se materializado na primeira edição de 2017. E, à medida que eu lia o trabalho dedicado e cuidadoso dos repórteres, editores e consultores pedagógicos, me dei conta de que não fizemos uma revista. Nós publicamos um convite.

Nós sabemos que os leitores e leitoras de NOVA ESCOLA e GESTÃO ESCOLAR são educadores curiosos, dispostos a reinventar sua prática e a pensar em novas formas de ensinar a todos os alunos e alunas, todos os dias, com altíssima qualidade. Nós também sabemos que há muitos obstáculos para colocar esses desejos de pé. Muitas vezes, a vontade de fazer esbarra em um sem-número de dificuldades. Além disso, a rotina, puxada, nubla a vista e nos impede de ver as soluções que estão diante de nós - estejam elas em livros, sites, revistas, colegas de trabalho, grupos de WhatsApp. Uma vida dura muitas vezes nos fecha. E, ao nos fecharmos, a vida se torna ainda mais dura.

Neste convite, falamos de técnicas para inovar em sala de aula, com soluções experimentadas por educadores, como você, em diversas partes do Brasil e do mundo. Essas pessoas também não vivem em condições ideais, mas aprenderam a desviar o olhar do problema para a solução. Também contamos como Singapura deixou de ser um país miserável, investiu em Educação e, mesmo com os excelentes resultados em avaliações internacionais, continua aberto e inquieto para melhorar. Em GESTÃO ESCOLAR, contamos como atualizar o PPP, colocando num plano (e na prática) os desejos e inquietações da comunidade escolar. Em comum, todas as pessoas que contam suas histórias nas próximas páginas tiveram a coragem e a generosidade de se abrir, de ouvir e de melhorar.

Aqui, nós renovamos nosso compromisso de estar contigo. Queremos melhorar muito a Educação brasileira junto com você. Ideias para fazermos isso juntos? Vamos nos abrir um com o outro? É só escrever para mim: leandro@novaescola.org.br

Em 2017, nós vamos ser pessoas melhores do que fomos em 2016. Abração! 


Ilustração: Adriana Komura