Seções | Caro Educador | Caro Educador

A voz da sala de aula

Os professores que vão levar a educação brasileira ao topo já existem. É hora de celebrá-los e ouvi-los

POR:
NOVA ESCOLA
Leandro Beguoci,

Leandro Beguoci,
Diretor editorial e de produtos

O s últimos meses foram difíceis para quem trabalha no ensino público. Os resultados das avaliações mostram que avançamos pouco ou quase nada na Educação Básica. É uma ressaca moral. Tanta gente, tanto esforço para ainda termos, em 2016, alunos de 8 anos que mal conseguem escrever. Para cada passo que damos, há outros tantos que nos mantêm no mesmo lugar.

Enquanto saíam os resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), nós estávamos viajando para conhecer os melhores educadores do Brasil. São os vencedores do Prêmio Educador Nota 10, uma iniciativa da Fundação Victor Civita em parceria com a Fundação Roberto Marinho, patrocínio da Fundação Lemann e da Somos Educação e apoio, claro, da NOVA ESCOLA. É o mais importante e tradicional prêmio para educadores do Brasil.

Depois de ter cruzado milhares de quilômetros, queremos trazer uma boa notícia. Os professores que vão levar a Educação brasileira ao topo já existem - são autores dos trabalhos que você vai conhecer nesta edição. Melhor ainda: eles também têm colegas excelentes, tão preparados e empolgados quanto cada um dos vencedores do prêmio. Haverá muitos a premiar no futuro.

Descobrimos que todos têm características em comum. São pessoas que aliam paixão pela escola pública com uma técnica rigorosa - o amor pelos estudantes vem com muito conhecimento didático. São educadores que ensinam enquanto escutam os alunos - sabem que não existe sujeito passivo na escola. São seres humanos cheios de esperança de que todos, sem exceção, podem aprender e construir seu próprio projeto de vida. Eles mostram que a excelência, a alta qualidade, já vigora na escola pública brasileira. Apenas, e coloca apenas nisso, está mal distribuída.

O Brasil tem muitos e complexos desafios para os próximos anos. Há vários jeitos de superá-los. Um deles é prestar atenção no Carlos, na Débora, no Fabio, no Greiton, na Karin, no Luiz, na Marilei, no Rodrigo, na Selene e no Wemerson. Esses educadores Nota 10 fizeram projetos excelentes em condições muito diferentes entre si. Todos eles tinham um ideal, o aprendizado dos alunos. E todos tinham foco na solução, e não no problema. Parece simples, mas não é.

Nós temos muito a aprender com esses professores. Imagine se esse conhecimento todo conseguisse ir além da sala de aula, se transformando em políticas públicas? Imagine se as mudanças que queremos ver na Educação começassem dentro das escolas e em seguida ganhassem o país? Sim, ainda estamos longe disso. É um sonho grande. Mas que, por isso mesmo, vale a pena ser perseguido com muita força.

Ah, antes de me despedir, posso fazer um pedido? Visite o site repaginado de NOVA ESCOLA e dê sua opinião para mim no e-mail leandro@novaescola.org.br. E aproveite para conhecer mais sobre os educadores Nota 10. Vamos ter plano de aula, sequência didática ou projeto institucional de cada vencedor, fichas dos projetos e vídeos com cada um deles. São recursos para você usar - e se inspirar. Quero muito que você, no ano que vem, seja também um Educador Nota 10.


Ilustração: Adriana Komura