Sala de Aula | Arte | Sala de aula

A difícil arte de levar crianças ao museu

Listamos cinco dicas para você explorar esses ambientes com os seus alunos

POR:
Wellington Soares, Paula Peres e Alice Vasconcellos
Se você já foi com os alunos a um museu, sabe como essa experiência pode ser prazerosa e estressante. O que fazer com toda a energia que eles extravasam quando estão em um lugar diferente da escola? Como garantir que ela será usada a serviço da aprendizagem?

Por causa das dificuldades, é comum que os professores prefiram levar a turma a exposições interativas. Mas não precisa ser sempre assim. Restringir a visita à possibilidade de tocar ou modificar as obras é limitar o acesso dos estudantes a esses espaços tão valiosos. "A criança tem a necessidade de manusear, mas é importante também fazer exercícios que envolvam o olhar, para refletir sobre as intenções do autor, antes do impulso de manusear as coisas", afirma Marisa Szpigel, coordenadora de Arte da Escola da Vila, em São Paulo.

Um caminho é preparar atividades que dirijam o interesse da garotada para os aspectos mais importantes de cada obra (leia algumas sugestões no quadro à direita). Para escolher a melhor, a dica é ter claros os objetivos da visita. Se ela estiver atrelada a um conteúdo específico - como o estudo sobre um artista -, vale explicitar para a turma quais peças devem ser o ponto de atenção. Quando não há uma pauta de observação, deve-se destacar a postura dentro do museu, a consciência de seguir as regras e de não tocar no acervo.

 

 

DICAS DE VISITA


Fuja dos relatórios 
Prefira pedir que os alunos escolham uma obra e descrevam suas impressões: o que viram  de interessante? Como se sentiram diante dela?  

Faça-os produzir 
Oriente-os a selecionar uma peça do acervo visitado e desenhá-la. Assim, eles observam atentamente a obra e podem refletir sobre ela. 

Desafie-as a nomear 
Sugira que as crianças escolham uma obra do museu, deem a ela um título diferente do original e depois justifiquem  o novo nome. 

Caçadores de arte 
Corte fotos de objetos  da exposição pela metade  e peça que eles encontrem essa peça, para eles se sentirem instigados  a observar o acervo. 

Captando o estilo 
Antes da visita, apresente produções de um artista que a turma verá no museu. Desafie-a a encontrar outras da mesma pessoa - e justificar.


Ilustração: Zansky