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A leitura como forma de ampliar o horizonte

Com os materiais do Projeto TRILHAS, professores do 1º ano encontram apoio para o trabalho de alfabetização

POR:
NOVA ESCOLA

ORGANIZAÇÃO DO MATERIAL

 

O TRILHAS é organizado em três conjuntos de cadernos - ou trilhas - e apresenta atividades que podem ser feitas com base na leitura literária:

TRILHAS Para Ler e Escrever Textos: o foco são os textos narrativos, com histórias clássicas, de animais, com repetição, acumulação ou engano.

TRILHAS Para Abrir o Apetite Poético: as atividades são relacionadas aos poemas, parlendas, canções e histórias rimadas.

TRILHAS de Jogos: jogos de linguagem para os alunos explorarem a construção da escrita e orientações para potencializar o jogo de faz de conta com as crianças.

Estes materiais vêm acompanhados do Guia de Indicações Literária, todos reunidos em uma maleta prática para uso dos professores.

Cadernos com propostas de atividades e indicações literárias, além de jogos de linguagem, compõem o material do TRILHAS 

Como aproximar as crianças do mundo da leitura e da literatura? Quais propostas devem ser feitas para que todas aprendam de fato? Essas são mais que questões. São desafios que todo professor alfabetizador enfrenta diariamente. Para superá-los, há alguns caminhos - exigentes, mas certeiros. Propostas que tenham como foco apresentar textos variados e de qualidade às crianças, discutir sobre suas características e estrutura, orientar que os pequenos leiam com o apoio das ilustrações, falem sobre os personagens e suas intenções, e brinquem com o som das palavras são algumas boas práticas. Dessa forma, o professor do 1o ano dá condições para que suas turmas aproximem-se da leitura e literatura (e, por que não, apaixonem-se por ela dentro e fora da escola).

Atividades como essas estão presentes nos materiais do Projeto TRILHAS (saiba como o material está organizado no quadro ao lado), iniciativa do Instituto Natura. "O professor que vai ler com seus alunos uma história de repetição ou uma parlenda, por exemplo, encontra no kit TRILHAS inspiração na forma de trabalhar com os textos e apoio para fazer intervenções e encaminhamentos. O material é prático, porque dá orientações para o professor de 1o ano que está em sala de aula, mas também é formativo porque fornece subsídios para ele refletir sobre o trabalho com leitura, escrita e oralidade, e avançar", diz a educadora Maria Slemenson, gerente do Projeto.

 

Propostas variadas de leitura aproximam a palavra escrita das turmas de alfabetização

"Desde que comecei a usar o TRILHAS em sala de aula fiquei encantada com as estratégias apresentadas. Os alunos demonstram muito interesse, as atividades fomentam o aprender. Tenho alcançado ótimos resultados com o 1º ano", diz Cristiane Simões da Silva, professora em Socorro, São Paulo. Além de Cristiane, Dilvana, Niclécia, Sonia, Claudenice e Luciana são defensoras das práticas propostas pelo TRILHAS. Elas e outros 5.200 educadores já realizaram o curso a distância no portal do projeto. Lá, encontraram apoio para o uso do material, aprimoraram seu trabalho em relação às práticas de alfabetização e trocaram experiências com educadores de todo o país. O curso para professores é gratuito e totalmente online. Os concluintes recebem um kit TRILHAS em casa - e, a partir de junho de 2016, terão certificação validada pelo Ministério da Educação (MEC) (assista ao vídeo de apresentação neste link e comece a estudar).

 

Olhar para o aluno

O material pode ser utilizado como complemento do livro didático e de outros projetos já em andamento, respeitando a autonomia dos professores e das redes. Além disso, a abordagem do TRILHAS está alinhada com o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic) e com o Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação, que estabelece a alfabetização de todas as crianças até os 8 anos e o incentivo à leitura na sala de aula. "As propostas sugerem o uso de obras literárias presentes em cada escola. Para ampliar o repertório de leituras, o material acompanha um Caderno de Indicações Literárias que apresenta a seleção de 60 títulos de qualidade adequados para crianças dos anos iniciais do Ensino Fundamental", complementa Maria.

Estudo do material e troca de experiências favorecem o aprendizado dos alunos

Uma história para contar

Como resultado da parceria entre o Instituto Natura e o MEC em 2012, os materiais do TRILHAS passaram a ser conhecidos e utilizados em todo o país: 72 mil escolas receberam os kits e 3 milhões de alunos foram beneficiados. Em 2014, o TRILHAS foi selecionado para fazer parte do Guia de Tecnologias Educacionais, criado pelo MEC para orientar as redes de ensino sobre as ferramentas que possibilitam a qualidade da educação. Em 2016, já são mais de 60 mil cadastrados no portal TRILHAS, que oferece ferramentas de trabalho e o curso a distância, além de todos os materiais pedagógicos do projetos disponíveis para download.

Vamos juntos fazer do Brasil um país leitor? Veja o vídeo abaixo e apaixone-se por essa ideia. Nós, do Projeto TRILHAS, esperamos por você!

 

 

 


Este é um projeto do Instituto Natura. Nossas iniciativas são voltadas a gestores públicos, escolas e professores, em especial dos anos iniciais do Ensino Fundamental.  Valorizamos o professor, apoiando sua formação, para que esteja bem preparado em sala de aula, utilizando práticas de ensino atuais que motivem seus alunos a atingir seu máximo potencial.