Seções | Caro Educador

Para ir rápido, vá sozinho. Para ir longe, vamos juntos

Os professores são eternos. Eles vêem os alunos, transformam a vida deles e mudam o mundo

POR:
NOVA ESCOLA
Leandro Beguoci,

Leandro Beguoci,
Diretor editorial e de produtos

A influência de um professor me lembra uma matrioska. Nessas bonecas russas, uma está dentro da outra, da maior até a menor. Quanto mais você abre, mais descobre outro alguém. Educar também é isso. É saber que você vai estar na vida de outra pessoa, para sempre. Pode ser uma influência grande, média, pequena. Não importa. O professor estará sempre lá.

Se não fosse a Abadias, este texto nunca teria sido escrito. Sem a Denize, eu ainda estaria brigando com os sujeitos e predicados. O Sidnei me ensinou o prazer de educar e de pensar por mim mesmo. Algumas vezes, não nos damos conta de quanto de nós foi criado por um professor.

Mas basta pensar um pouquinho e aquela lousa verde vai aparecer na memória. O professor é eterno. Todas as profissões mudam o mundo, mas só o educador continua transformando o planeta mesmo quando seu trabalho já terminou.

A influência dele se multiplica em cada pessoa, por gerações. Um professor que nos vê, que acredita em nós, tem um grande impacto nas nossas vidas. É por isso que duas reportagens desta edição falam sobre enxergar o aluno que está escondido, acreditar em quem está desanimado. São histórias de professores inesquecíveis.

Afinal, os educadores têm uma missão pública. Eles abrem as portas para outras pessoas inventarem as próprias vidas. Quando isso é bem feito, o resultado é espetacular. E também é por isso que esses homens e essas mulheres têm uma carreira, e devem ser valorizados como profissionais sérios e competentes que são, assim como em qualquer outro lugar. É profissionalismo com paixão.

Aliás, ia me esquecendo. Fiquei tão feliz com essas reportagens que quase deixei de contar uma novidade. Prazer, sou o Leandro Beguoci, novo diretor editorial e de produtos de NOVA ESCOLA e GESTÃO ESCOLAR. Tenho a enorme responsabidade de substituir a professora-jornalista Maggi Krause, que fez um trabalho excelente à frente da revista e do site e, agora, passa a ser nossa consultora.

A influência de Maggi sobre o que fazemos é similar à das melhores educadoras. Seu legado vai perdurar em cada pessoa que ela formou. Todos sabemos: é impossível mudar o mundo sem grandes profissionais ao lado. É muito difícil ter impacto na escola, na vida, sem outras pessoas. Um velho ditado africano diz que, para ir rápido, é melhor ir sozinho. Para ir longe, é melhor ir acompanhado. 

NOVA ESCOLA e GESTÃO ESCOLAR existem para estar junto com os professores em prol de uma Educação de excelência para todos e todas. Queremos ir muito longe, juntos, com você. 

E durante a minha caminhada particular, que começa nesta edição, já dei uma sorte grande. A equipe que Maggi formou é excelente, como você já sabe. Ao mesmo tempo, ganhei outras pessoas sensacionais para seguir pelo caminho, como o Raniery Aranha, diretor de operações e responsável por fazer esta revista chegar às suas mãos.

Obrigado pela companhia. Espero que o nosso diálogo não se esgote nestas cartas enviadas a cada edição. A casa está aberta. Queremos sempre conversar. Ao lado de pessoas como você, vamos dar nossa contribuição para melhorar o mundo.