Seções | Imperdível

Sugestões de livros, filmes e sites

Referências para o trabalho do professor

POR:
NOVA ESCOLA e Anna Rachel Ferreira

 

MÚSICA

Orgulho negro

Após show polêmico no Super Bowl, a cantora Beyoncé lançou o clipe da música Formation. No vídeo, ela lembra marcos do movimento negro nos Estados Unidos, como o célebre discurso I Have a Dream (Eu tenho um sonho, em tradução livre), do pastor Martin Luther King. Boa chance para tematizar História por meio da cultura pop. 

Conteúdo disponível aqui.


BIOGRAFIA

Orgulho Mário de Andrade

O grande animador cultural, poeta e intelectual do modernismo ganha uma biografia que se propõe a desvendá-lo. Em Eu Sou Trezentos, título extraído de um poema de Mário, escrito em 1929, o leitor acompanha a trajetória do autor e conhece as nuances de sua personalidade a um só tempo analítica e instintiva.

Eu sou Trezentos, Eduardo Jardim, 256 págs., Ed. Edições de Janeiro, tel. (21) 3988-0060, 49,90 reais


INTERNET

O melhor do estudo

Boa novidade para quem estuda por conta, o site aprenda.online é uma espécie de repositório de iniciativas que servem de apoio ao autodidatismo. O Coursera oferece aulas de temas específicos nas melhores universidades do mundo (algumas em inglês), o Youtube Edu apresenta um acervo de videoaulas e o Programaê! ensina a programar.

Conteúdo disponível aqui.


INFANTOJUVENIL

Curiosidade animal
De dados sobre o maior e o menor cérebro entre as espécies a como cada uma se comporta na criação dos filhotes, o livro traz informações importantes sobre os bichos. Tudo apresentado com belos infográficos que facilitam a identficação dos conteúdos.

Reino Animal: Gráfcos informativos, Nicolas Blechman, 80 págs., Ed. MOV Palavras, tel. (11) 4193-2277, 45 reais


EXPOSIÇÃO

Grandes Mestres: Leonardo, Michelangelo e Rafael 

Os maiores representantes do Renascimento têm suas obras analisadas e sua história revisitada por meio de réplicas, estudo de cor, túnel do tempo, telas interativas e documentários.

Grandes Mestres: Leonardo, Michelangelo e Rafael. Espaço Cultural Porto seguro (SP), até 3 de abril, grátis

 


FORMAÇÃO

Vencer o bullying

Primeiro livro da coleção Caminhos da Formação Docente, o título traz uma discussão bastante ampla sobre o tema. Os capítulos são divididos de maneira simples para o entendimento do leitor sobre o assunto, seu histórico e consequências, além de modos de prevenção e combate desse problema ainda tão frequente.

Educando para a Superação do Bullying Escolar, geovanio rossato e solange Marques rossato, 168 págs., Ed. Loyola, tel. (11) 3385-8500, 31,60 reais