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Quando propor que os alunos se autoavaliem?

Neurilene Martins responde a dúvidas sobre sala de aula

POR:
NOVA ESCOLA
Neurilene Martins,

Neurilene Martins,
Doutora em Educação e professora do curso de Pedagogia do Centro Universitário Jorge Amado (Unijorge)

PRISCILA MAYRA,VITÓRIA

Esse tipo de reflexão pode ocorrer em diferentes momentos de uma sequência didática. Programe pausas para que os alunos pensem sobre o que sabiam antes, o que queriam aprender, o que já alcançaram e quais aprendizagens ainda precisam conquistar. Caso a proposta seja, por exemplo, a elaboração de um livro de contos, a turma precisará avaliar todas as produções escritas feitas do início até o fim do processo de trabalho, relacionando-as aos desafios impostos pelas tarefas e aos esforços empreendidos para qualificar tais produções. Assim, cada um poderá refletir sobre o próprio percurso de aprendizagem. O professor deve garantir as condições para a análise, orientando a elaboração de registros e portfólios. Observar a própria trajetória não é uma competência espontânea, mas ensinada e aprendida. No início, você pode conduzir reflexões coletivas, depois em grupos e duplas até que os estudantes se sintam competentes para fazê-las individualmente.

 


Foto: Valter Pontes