Seções | Caro Educador

Desafios inspirados nos Jogos olímpicos

Cooperação e criatividade em aulas, projetos interdisciplinares e um vídeo campeão

POR:
NOVA ESCOLA
MAGGI KRAUSE,

MAGGI KRAUSE,
Diretora de Redação

O artigo desta edição questiona se as Olimpíadas Rio 2016 deixarão um legado para a Educação Física. Embora seja impossível prever se o megaevento impactará a Educação pública, existe uma oportunidade para o professor: trabalhar o interesse dos alunos para aumentar as chances de aprendizagem. Com esse objetivo, repórteres e editores de NOVA ESCOLA buscaram especialistas para elaborar propostas significativas para a sala de aula. Assim, próteses de atletas paraolímpicos ajudam a entender a mecânica de pernas e braços em Ciências, placares de resultados de diversas modalidades incentivam comparações matemáticas e a Baía de Guanabara vira objeto de pesquisa em Geografia.

No caderno de GESTÃO ESCOLAR, o projeto institucional sugere a organização de um campeonato esportivo e a matéria de capa disseca trabalhos interdisciplinares. Eles costumam desafiar a capacidade de planejamento e de interlocução de professores e do coordenador pedagógico. Por isso, a reportagem dá exemplos de quem se esmera para alcançar metas e se aprimorar. Rotina semelhante à dos atletas de esportes coletivos, que exigem muito dos indivíduos, mas não geram vitórias sem cooperação.

Você acredita em tudo que recebe pelas redes sociais? Indignado por bobagens que são disseminadas sem critério, o editor Rodrigo Ratier esclareceu no Facebook de NOVA ESCOLA os equívocos do deputado federal Jair Messias Bolsonaro (PP-RJ) em comentários sobre Educação nas escolas públicas. O vídeo com a checagem de fatos bateu o recorde da página, ultrapassando 4 milhões de visualizações em apenas três dias. Os números reforçam a credibilidade da revista e nosso novo slogan: "Quando o assunto é Educação, pergunte a quem conhece".

A editora-assistente Elaine Iorio se envolve na atividade de moda em turma de 3º e 4º anos. 
Na pré-escola, a repórter Paula Peres acompanhou a rotina dos pequenos atletas.

Fotos: Ramón Vasconcelos (Maggi) | Fernando Gazinhato (Elaine e Paula).