Seções | Férias | Sua Carreira

De olho no futuro

A pausa do fim de ano é uma boa oportunidade para equilibrar estudo e momentos de descanso

POR:
Wellington Soares, Patrick Cassimiro e Monise Cardoso

Durante o período letivo, a intensa rotina de aulas, avaliações e reuniões pode ocupar o tempo do professor e dificultar que ele tenha clareza sobre os rumos que quer dar a sua vida profissional. O intervalo entre o final de um ano e o início do seguinte permite, então, um momento de reflexão sobre o futuro da carreira. "Toda pessoa deve analisar os projetos em que está envolvida e avaliar quais deles a entusiasmam e em quais ela acredita que ainda deve melhorar. Também precisa escolher novos desafios para se dedicar e estabelecer atitudes para alcançar seus objetivos", defende Fabíola Lencastre, superintendente da Feeta RH, em Campinas, e consultora de carreira. A pausa ainda pode ser utilizada para se preparar para novos desafios. "Nesse período, também é importante colocar o conhecimento em dia", analisa Marcelo Maghidman, da consultoria Takfd, na capital paulista.

Confira a seguir quatro dicas para tirar o melhor proveito da pausa e entrar em 2016 com a cabeça repleta de boas ideias.


Estabeleça objetivos

Aproveite o balanço de fm de ano para se autoavaliar. Levante questionamentos como: "Estou satisfeito com minha atuação?", "Tenho me relacionado bem com meus colegas?" e "O que posso fazer para melhorar minha carreira?". Com base nisso, trace metas e planeje o que fará no ano seguinte para alcançá-las. Você pode resolver, por exemplo,  ficar atento a concursos públicos e outras oportunidades de emprego.


Elabore um cronograma

Uma agenda nova não garante a organização da rotina. Tente prever como serão suas semanas no próximo ano, liste os horários em que deverá estar em cada escola e reserve tempo para planejar e corrigir atividades. Nesse rascunho, observe se haverá espaço para se dedicar a uma pós-graduação ou para assumir novas funções. Durante o ano, marque com cores diferentes os compromissos cumpridos e não cumpridos para verifcar se esse cronograma está funcionando e poder fazer um replanejamento dele se for necessário.


Aproveite para estudar

Coloque em dia as leituras, pesquise temas de seu interesse e procure cursos de curta duração. "O professor pode buscar estudos no campo das didáticas específcas, que estão cada vez mais desenvolvidos", exemplifca Dayse Gonçalves, coordenadora da Escola da Vila, na capital paulista. Uma boa fonte de pesquisa para isso é o site superbuscadaeducacao.org.br, que lista apenas resultados ligados à área. Durante as aulas e as leituras, procure encontrar conexões entre o que está vendo e sua prática em sala.


Garanta momentos de descanso

Ainda que possam ser usadas para pensar na profssão, as férias devem ser aproveitadas principalmente para relaxar. "Se desligar da rotina é essencial para voltar disposto ao trabalho", afrma Marcelo, da consultoria Takfd. Visite exposições, vá ao cinema e ao teatro e leia livros de estilos variados. Se possível, passe alguns dias viajando, não só para relaxar mas também para conhecer e explorar culturas e lugares novos. Isso tudo prepara você para ser um profssional melhor.


Ilustrações: Leandro Lassmar