Prova Brasil: entenda as mudanças e prepare-se para a avaliação
05/09/2013
Este conteúdo é gratuito, entre na sua conta para ter acesso completo! Cadastre-se ou faça login
Compartilhe:
Jornalismo
05/09/2013
Entre os dias 11 e 21 de novembro de 2013, a Prova Brasil será aplicada aos alunos de 5° e 9° ano do Ensino Fundamental. Participarão do teste todas as escolas rurais e urbanas que tenham pelo menos 20 alunos matriculados em turmas regulares de cada uma dessas séries. Escolas indígenas, por conta de adaptações curriculares, têm participação facultativa.
Além de avaliar a proficiência dos estudantes em leitura e resolução de problemas, o exame passa a medir também o desempenho das turmas de 9° ano em Ciências. De acordo com portaria divulgada pelo Instituto de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pela elaboração e aplicação da prova, a aplicação dos testes dessa disciplina terá "caráter experimental", com o objetivo de validar as matrizes propostas - ainda não divulgadas pelo órgão.
Também por conta da inclusão de Ciências, o exame será aplicado em dois dias para as turmas mais velhas. Para os alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental, a prova continua sendo aplicada em um único dia.
Mais mudanças no Saeb
Outras alterações no Saeb - do qual a Prova Brasil faz parte - passam a vigorar este ano. A mais importante é a criação da Avaliação Nacional de Alfabetização (Ana) - que faz parte do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic) - e deve medir as habilidades de leitura, escrita e em Matemática das crianças do 3° ano do Ensino Fundamental, série em que se encerra o ciclo de alfabetização.
A última mudança diz respeito à Avaliação Nacional da Educação Básica (Aneb). A prova, que tem caráter amostral, também passará a ter questões de Ciências. Assim como na Prova Brasil, a disciplina será aplicada apenas aos mais velhos (do 9° ano do Ensino Fundamental e do 3° ano do Ensino Médio).
Últimas notícias