Como ensinar os alunos do 1º ao 5º ano a interpretar problemas?
Neurilene Martins responde a dúvidas sobre sala de aula
PorNOVA ESCOLA
07/11/2015
Este conteúdo é gratuito, entre na sua conta para ter acesso completo! Cadastre-se ou faça login
Compartilhe:
Jornalismo
PorNOVA ESCOLA
07/11/2015
Neurilene Martins,
doutora em Educação e professora do curso de Pedagogia do Centro Universitário Jorge Amado (Unijorge).
É preciso ir além da proposição da tradicional lista de exercícios e das aulas expositivas. Trabalhe com o intuito de fazer a turma abandonar estratégias ineficientes com as quais resolve precariamente os problemas. Os alunos fazem isso quando lançam mão de procedimentos mecânicos sem compreender as propriedades e as operações envolvidas na questão e usam várias vezes a mesma fórmula para resolver desafios distintos. Discuta com a classe o contexto os problemas, ensine os estudantes a identificar a pergunta e selecionar os dados essenciais para a resolução e só então definir possíveis estratégias a ser utilizadas.
Foto: Valter Pontes
Últimas notícias