Seções | Educação Física | Sua Carreira

Afinado com o time

O professor de Educação Física precisa se envolver no cotidiano escolar

POR:
Wellington Soares, Paula Peres e Patrick Cassimiro

Nem sempre o professor de Educação Física é visto - pelos colegas e até por ele mesmo - da mesma maneira que os docentes de outras disciplinas. É comum que o restante da equipe o considere, erroneamente, alguém que não tem como contribuir nas reuniões coletivas e nos debates sobre a aprendizagem dos alunos, mas ainda assim é a pessoa ideal para tomar conta da garotada e entretê-la. Para mudar essa visão, o professor precisa participar ativamente do cotidiano escolar, defendendo e destacando a importância da área. "Caso contrário, a disciplina corre o risco de ficar em segundo plano", afirma Fabiana Ritter, da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Unijuí). "A iniciativa deve partir do docente, mas o apoio dos gestores pode facilitar o processo", afirma Washington Nunes, coordenador dessa área na Escola da Vila, na capital paulista. Veja, abaixo, seis dicas para o educador físico se fazer presente no ambiente escolar.

CONVERSE COM A COORDENAÇÃO

Fazer reuniões com o coordenador, individuais e com os professores que atuam na mesma área ou com as mesmas turmas, é importante para debater assuntos ligados ao desenvolvimento corporal dos alunos e refletir sobre os diversos meios de aprendizagem utilizados.

COMPARTILHE O PLANEJAMENTO

Quando conversa sobre as atividades e os objetivos de aprendizagem escolhidos para cada turma, o docente mostra à equipe e aos gestores que não está ali apenas para tomar conta dos alunos em horários vazios. Essa falta de prioridade dada à área atrapalharia o planejamento e a evolução dos estudantes.

ESTUDE A FUNDO PARA SER UMA REFERÊNCIA

A comunidade - colegas, gestores, pais e alunos - deve identificar no professor de Educação Física alguém conhecedor das didáticas e dos conteúdos da disciplina. Ao expor as especificidades e os elementos que a tornam importante, o docente reafirma a igualdade dessa disciplina em relação às demais.

CONHEÇA O PPP DA ESCOLA

O professor pode buscar possibilidades e atividades que contribuam com as aprendizagens sugeridas no currículo criando intimidade com o projeto político-pedagógico (PPP) da instituição. Dessa maneira, ele consegue cooperar em outras ações empreendidas pela comunidade fora da quadra.

PARTICIPE DOS ESPAÇOS DE DEBATE

Nos conselhos de classe, as impressões coletadas durante a realização das atividades de Educação Física podem contribuir para a compreensão de cada aluno. É comum que, na prática de atividades corporais, os estudantes revelem habilidades que não aparecem no trabalho em sala.

MOSTRE PARA OS PAIS O QUE ESTÁ SENDO FEITO

As reuniões com as famílias ajudam a dar visibilidade ao trabalho realizado durante as aulas, por isso merecem atenção especial. Pode-se pensar em ações que deixem claro para os pais o que está sendo feito com os recursos e investimentos destinados à área e, sempre que possível, divulgar o que os alunos aprenderam ao fim de cada sequência didática.