Afinado com o time
O professor de Educação Física precisa se envolver no cotidiano escolar
PorWellington SoaresPaula PeresPatrick Cassimiro
07/11/2015
Este conteúdo é gratuito, entre na sua conta para ter acesso completo! Cadastre-se ou faça login
Compartilhe:
Jornalismo
PorWellington SoaresPaula PeresPatrick Cassimiro
07/11/2015
Nem sempre o professor de Educação Física é visto - pelos colegas e até por ele mesmo - da mesma maneira que os docentes de outras disciplinas. É comum que o restante da equipe o considere, erroneamente, alguém que não tem como contribuir nas reuniões coletivas e nos debates sobre a aprendizagem dos alunos, mas ainda assim é a pessoa ideal para tomar conta da garotada e entretê-la. Para mudar essa visão, o professor precisa participar ativamente do cotidiano escolar, defendendo e destacando a importância da área. "Caso contrário, a disciplina corre o risco de ficar em segundo plano", afirma Fabiana Ritter, da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Unijuí). "A iniciativa deve partir do docente, mas o apoio dos gestores pode facilitar o processo", afirma Washington Nunes, coordenador dessa área na Escola da Vila, na capital paulista. Veja, abaixo, seis dicas para o educador físico se fazer presente no ambiente escolar.
Fazer reuniões com o coordenador, individuais e com os professores que atuam na mesma área ou com as mesmas turmas, é importante para debater assuntos ligados ao desenvolvimento corporal dos alunos e refletir sobre os diversos meios de aprendizagem utilizados.
Quando conversa sobre as atividades e os objetivos de aprendizagem escolhidos para cada turma, o docente mostra à equipe e aos gestores que não está ali apenas para tomar conta dos alunos em horários vazios. Essa falta de prioridade dada à área atrapalharia o planejamento e a evolução dos estudantes.
A comunidade - colegas, gestores, pais e alunos - deve identificar no professor de Educação Física alguém conhecedor das didáticas e dos conteúdos da disciplina. Ao expor as especificidades e os elementos que a tornam importante, o docente reafirma a igualdade dessa disciplina em relação às demais.
O professor pode buscar possibilidades e atividades que contribuam com as aprendizagens sugeridas no currículo criando intimidade com o projeto político-pedagógico (PPP) da instituição. Dessa maneira, ele consegue cooperar em outras ações empreendidas pela comunidade fora da quadra.
Nos conselhos de classe, as impressões coletadas durante a realização das atividades de Educação Física podem contribuir para a compreensão de cada aluno. É comum que, na prática de atividades corporais, os estudantes revelem habilidades que não aparecem no trabalho em sala.
As reuniões com as famílias ajudam a dar visibilidade ao trabalho realizado durante as aulas, por isso merecem atenção especial. Pode-se pensar em ações que deixem claro para os pais o que está sendo feito com os recursos e investimentos destinados à área e, sempre que possível, divulgar o que os alunos aprenderam ao fim de cada sequência didática.
Últimas notícias