Reorganização polêmica
Anúncio da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo causa reação entre comunidade escolar
PorWellington SoaresPaula Peres
07/11/2015
Este conteúdo é gratuito, entre na sua conta para ter acesso completo! Cadastre-se ou faça login
Compartilhe:
Jornalismo
PorWellington SoaresPaula Peres
07/11/2015
Foto: Camila Santana
A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo fez um anúncio controverso: em 2016, redistribuirá alunos e professores na rede para que as escolas passem a atender uma única etapa do ensino. Pais, estudantes e educadores protestam contra o fechamento de prédios, consequência da medida. Leia abaixo o que dizem a secretaria e o sindicato dos professores (Apeoesp) a favor e contra as mudanças.
O governo diz:
A Apeoesp afirma:
O Pibid é prioritário, esse não é o problema. O problema é recurso. Temos de trabalhar com o orçamento que a gente tem, senão depois somos responsabilizados.
Irene Cazorla, diretora de Formação de Professores da educação básica da Capes, ao confrmar a possibilidade de cortes no Programa Institucional de bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) no próximo ano.
INDISCIPLINA
Sem grito nem castigo. A saída contra o mau comportamento é a boa formação do docente, analisa um estudo feito por Gabriela Moriconi, pesquisadora da Fundação Carlos Chagas (FCC), em São Paulo. "O professor que não domina o conteúdo se sente menos seguro em sala", esclarece. Ela também aponta que a atribuição de aulas influencia o clima escolar. Docentes que trabalham em apenas uma escola têm melhores relações com os alunos e, por consequência, menos problemas com indisciplina.
Ilustração: Benett
ALFABETIZAÇÃO
Eestamos alfabetizando melhor? De acordo com a Avaliação Nacional de Alfabetização (ANA), não. Os avanços de 2013 para 2014 são pequenos (veja gráfico abaixo). Os números chocam por mostrar que o pacto nacional pela Alfabetização na idade Certa (Pnaic) ainda não está funcionando como esperado. Para Maria do Rosário Longo Mortatti, professora da Unesp, a formação oferecida pelo programa é insuficiente. "Os professores acabam sem saber justificar as ações em sala, apenas repetem." Para ajustar a iniciativa, o MEC promete, em 2016, focar o Pnaic em aprendizagem e no reforço escolar.
ENSINO MÉDIO
custoalunoqualidade.org.br
Site organizado pela Campanha Nacional pelo Direito à Educação. Traz textos e vídeos que explicam o Custo-Aluno Qualidade (CAQ) e o Custo-Aluno Qualidade Inicial (CAQi), que devem ser implementados para direcionar o aumento do investimento por estudante em cada etapa da Educação Básica.
AVALIAÇÃO
Fabiana de Felicio é mestre em economia e dirige a Metas Sociais, que criou o Índice de Oportunidades da Educação Brasileira (IOEB), novo indicador sobre a qualidade do setor. Os dados da iniciativa, liderada pelo Centro de Liderança Pública com o apoio da Fundação Lemann, do Instituto Península e da Fundação Roberto Marinho estão em ioeb.org.br.
Qual o objetivo do IOEB?
A motivação principal é mobilizar os setores públicos. Queremos provocar os gestores municipais a olhar para o território pelo qual são responsáveis e procurar parcerias nas outras esferas para melhorar a educação, incentivando o poder público e a comunidade como um todo.
Qual a diferença dos índices que já existem?
Ele é o primeiro a incluir fatores que agregam na qualidade da escola, como escolaridade dos professores, experiência dos diretores e quantidade de horas-aula por dia. Além disso, considera as crianças em idade escolar que estão fora da escola. Faz-se um cálculo e o valor final é único para toda a educação no município, sem separar os diferentes segmentos, como acontece no Ideb.
Por que fatores como remuneração docente e gasto por aluno não foram considerados?
Para elaborar o índice, testamos todos os dados disponíveis e incorporamos os que consideramos mais importantes para explicar a qualidade da educação. Eles resumem muitas informações. Acreditamos, por exemplo, que a formação do professor está diretamente ligada ao salário dele e a jornada diária com o investimento por aluno.
Foto: Arquivo pessoal.
Últimas notícias