Eles transformam a Educação do país
Vencedores da 18ª edição têm projetos bem fundamentados e objetivos
PorPedro AnnunciatoFernanda SallaLucia de Menezes
13/10/2015
Compartilhe:
Jornalismo
PorPedro AnnunciatoFernanda SallaLucia de Menezes
13/10/2015
A cada ano, o ritual se renova. Com o nome dos dez vencedores do Prêmio Educador Nota 10 em mãos, os selecionadores e a equipe da Fundação Victor Civita (FVC) se reúnem em volta de um telefone no viva-voz para dar a grande notícia a cada um deles. Dentro da sala, a mesma em que os 3.631 trabalhos inscritos em 2015 foram analisados e debatidos minuciosamente, silêncio e ouvidos atentos ao som de cada toque. Do outro lado da linha, o professor escuta: "Você é um Educador Nota 10, parabéns!". A ligação termina com aplausos e muita emoção.
Não à toa, o mote desta 18ª edição do evento, uma parceria entre a FVC e a Fundação Roberto Marinho, é celebrar a transformação que a Educação propicia na vida de alunos, pais, comunidade e dos próprios docentes. O comprometimento de professores com esse desejo se traduziu em iniciativas de qualidade e consistentes teoricamente. "Este ano, os projetos estão mais focados nos procedimentos e conteúdos de cada área, o que resulta em trabalhos mais aprofundados", conta Priscila Monteiro, coordenadora de Matemática do Programa Nossa Rede do Instituto Chapada de Educação e Pesquisa e do prêmio.
Segundo a selecionadora Manuela Prado, formadora de professores e docente de Língua Portuguesa no Colégio Santa Cruz, em São Paulo, isso se refletiu nos inscritos da área dela. "As sequências didáticas dedicadas a explorar, de fato, a leitura apareceram muito mais, o que é algo bastante positivo. Na edição anterior, boa parte dos projetos se baseava em um esforço de pesquisa e privilegiava muito mais o tema estudado do que a leitura em si", comenta ela.
Paula Zurawski, professora do Instituto Superior de Educação Vera Cruz (ISE Vera Cruz), em São Paulo, que avaliou os concorrentes em creche (até 3 anos), também notou uma evolução. "Apareceram temas importantes, principalmente relacionados ao aprendizado sobre o próprio corpo, além de uma preocupação em garantir a expressividade das crianças", diz.
Passada a surpresa do telefonema, os vencedores aguardam ansiosos pela cerimônia de entrega do troféu, que será em 30 de novembro, para convidados, no auditório do British Council, na capital paulista, em que será eleito o Educador do Ano. Essa é a hora do merecido reconhecimento ao trabalho transformador que fizeram o ano todo.
Alessandra Bremm Andreia Fernandes de Souza Audaci Maria de Lima Silva Diego Mahfouz Faria Lima Fernando Ricardo Canindé |
Marcos Vilas Boas Paloma Silva Santos Rosana Maria Pichuti Gandolphi Valter Pereira de Menezes Vânia Emília Dourado |
Confira um resumo dos projetos aqui. |
Últimas notícias