Por que os alunos se opõem a realizar as atividades?
Neurilene Martins responde a dúvidas sobre sala de aula
PorNOVA ESCOLA
01/10/2015
Este conteúdo é gratuito, entre na sua conta para ter acesso completo! Cadastre-se ou faça login
Compartilhe:
Jornalismo
PorNOVA ESCOLA
01/10/2015
Neurilene Martins,
Doutora em Educação e professora do curso de Pedagogia do Centro Universitário Jorge Amado (Unijorge)
A recusa pode ser consequência de um foco exagerado nos esportes ou de um planejamento que considere que qualquer estudante tem a mesma disposição e motivação. Atividades que têm a rapidez, a agilidade, a velocidade e o perfil competitivo como pré-requisitos para o bom desempenho também dificultam a participação de algumas crianças. A chave para envolver a todos é considerar a diversidade. O professor deve conversar com os alunos, observá-los e identificar os interesses, as potencialidades e as dificuldades deles para oferecer desafios atraentes, significativos e possíveis de ser enfrentados com certa confiança pelo grupo. As propostas devem ir além dos esportes e incluir brincadeiras e atividades rítmicas. É importante que a turma tenha a oportunidade de atuar ativamente, criando novos jogos, construindo e alterando regras, fazendo a apreciação crítica da prática de esportes e realizando vivências com o corpo tanto para o lazer e o bem-estar quanto como forma de expressão.
Foto: Valter Pontes
Últimas notícias