Seções | Matemática | Questão de Ensino

Por que estudantes que já sabem multiplicar podem ter dificuldade em realizar divisões?

Neurilene Martins responde a dúvidas sobre sala de aula

POR:
NOVA ESCOLA
Neurilene Martins,

Neurilene Martins,
doutora em Educação e professora do curso de Pedagogia do Centro Universitário Jorge Amado (Unijorge)

Pergunta enviada por Daniele Campos, Fortaleza

Uma hipótese é que a origem dessas dificuldades se dê pela dissociação no ensino da multiplicação e da divisão. A abordagem das duas deve ser conjunta e considerar que as aprendizagens acontecem de maneira progressiva. Para superar o problema, pode-se propor a exploração das relações existentes entre essas duas operações do campo multiplicativo. É importante inserir situações que as envolvam desde os primeiros anos do Ensino Fundamental, permitindo que os alunos desenvolvam estratégias pessoais de resolução, mesmo antes da sistematização dos algoritmos.


Foto: Valter Pontes 

Compartilhe este conteúdo: