Alunos de 1º ao 3º ano devem copiar tarefas do quadro?
Neurilene Martins responde a dúvidas sobre sala de aula
PorNOVA ESCOLA
03/09/2015
Este conteúdo é gratuito, entre na sua conta para ter acesso completo! Cadastre-se ou faça login
Compartilhe:
Jornalismo
PorNOVA ESCOLA
03/09/2015
NEURILENE MARTINS,
doutora em Educação e professora do curso de Pedagogia do Centro Universitário Jorge Amado (Unijorge).
Isso deve ocorrer apenas se essas atividades fizerem parte de situações significativas, integradas às rotinas de estudos. Historicamente, as intermináveis cópias foram em parte responsáveis por formar alunos que, apesar de serem capazes de transcrever os conteúdos do quadro, não aprendiam a ler e a escrever. Somente se a proposta que envolve copiar algo for planejada adequadamente e realizada na medida certa, ela pode contribuir com o desenvolvimento da turma. Esses registros devem incluir, por exemplo, informações sobre o que vai acontecer no dia ou na semana e a agenda de tarefas, dados que precisam ser acessados com facilidade. Ao serem estimulados a tomar nota das atividades desenvolvidas, as crianças refletem sobre como organizar o caderno e ganham autonomia para consultá-lo e revisá-lo posteriormente. Com base nos registros, os docentes ainda acompanham a evolução e as singularidades de cada uma.
Foto: Valter Pontes
Últimas notícias