Por que alguém excelente em interpretar textos não consegue entender problemas matemáticos?
Neurilene Martins responde a dúvidas sobre sala de aula
PorNOVA ESCOLA
15/08/2015
Este conteúdo é gratuito, entre na sua conta para ter acesso completo! Cadastre-se ou faça login
Compartilhe:
Jornalismo
PorNOVA ESCOLA
15/08/2015
Neurilene Martins,
doutora em Educação e professora do curso de Pedagogia do Centro Universitário Jorge Amado (Unijorge)
Ler para estudar e para resolver problemas envolve objetivos e desafios específicos, colocando em jogo diferentes habilidades. A interpretação de problemas requer a compreensão de conteúdos próprios da Matemática. Portanto, é um equívoco esperar que o entendimento de questões dessa área seja adquirido pela transposição de outras experiências leitoras. O ideal é inserir os estudantes em situações que favoreçam a familiaridade com as práticas de leitura e escrita típicas de cada disciplina. Entender o texto e identificar qual é a pergunta-chave e os dados relevantes para, enfim, definir a estratégia de resolução do problema são comportamentos a ser ensinados. Coordene intervenções coletivas, colaborativas e individuais com vistas a desenvolver essas capacidades.
Últimas notícias