Que devolutiva sobre o aluno posso dar aos pais?
Neurilene Martins responde a dúvidas sobre sala de aula
PorNOVA ESCOLA
15/08/2015
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Jornalismo
PorNOVA ESCOLA
15/08/2015
Neurilene Martins,
doutora em Educação e professora do curso de Pedagogia do Centro Universitário Jorge Amado (Unijorge)
Eles precisam acompanhar a evolução dos filhos com base em informações sobre os avanços e as dificuldades das crianças. Mas, para chegar a isso, é essencial compartilhar também o trabalho pedagógico realizado, possibilitar que entendam os objetivos de cada uma das propostas e como os alunos estão em relação a elas. Os encontros com as famílias não podem ter o tom de queixa. Devem, sim, ser espaços de diálogo propositivo em favor do desenvolvimento do estudante. Planeje as pautas em conjunto com os colegas e a equipe gestora. Elas devem seguir um projeto institucional que preveja estratégias de comunicação e de participação dos responsáveis no aprendizado da garotada. Para qualificar os atendimentos, a adequação dos assuntos à modalidade da reunião é importante. Nos encontros gerais, evite abordar questões específicas de cada criança, como a necessidade de apoio pedagógico. Esses temas devem ser tratados individualmente. Em reuniões com várias turmas (como de uma etapa de ensino), invista na apresentação das metas e do programa, no esclarecimento de dúvidas e na escuta dos responsáveis, a fim de alinhar expectativas para o bom andamento da aprendizagem da garotada.
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