Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias
Seções | Nova Escola Indica


Por: NOVA ESCOLA e Camila Camilo

Sugestões de livros, filmes e sites

Referências para o trabalho do educador

 

Clássico do Mês

Assim se avalia na creche e na pré-escola

O professor nota que, com o tempo, a turma se transformou. Algumas crianças estão se comunicando com mais desenvoltura, outras já reconhecem letras e números enquanto seus colegas ganharam mais autonomia em comparação com a primeira semana de aula. Observações desse tipo mostram um acompanhamento do percurso de cada um dos pequenos. E é disso que trata a avaliação na creche e na pré-escola, segundo o livro de Jussara Hoffmann. 

A obra é destinada a educadores que precisam  refletir sobre avaliação na Educação Infantil, um tema que vem ganhando destaque, mas ainda pede certa atenção. Avaliar nessa etapa de ensino foge da concepção de julgar e classificar. Trata-se de um olhar sensível ao desenvolvimento de cada menino ou menina que traga à tona como eles estão avançando e proporcione oportunidades significativas de aprendizagem.

"Desvendar na medida do possível os 'enigmas' de 
uma criança exige, portanto, observação continuada, estudo e reflexão." 

Nos primeiros capítulos, o leitor compreende que avaliar requer selecionar ferramentas para promover a construção do conhecimento. E se sente instigado a buscar referenciais teóricos que ajudem a respeitar e analisar a realidade dos pequenos. O educador é essencial nesse processo. É ele quem observa, dialoga e age. Por isso, reconhecer o tempo e as necessidades das crianças são suas tarefas. Ler um clássico como esse contribui para cumpri-las melhor e escolher com responsabilidade como registrar e interpretar atividades como as descritas no começo deste texto.

DANIELA MUNERATO, autora desta resenha, é orientadora educacional na Escola da Vila, em São Paulo.

Avaliação e Educação Infantil - Um Olhar Sensível e Reflexivo sobre a Criança, Jussara Hoffmann, 152 págs., Ed. Mediação, tel. (51) 3330-8105, 42 reais. 


DVD

Lenda da guitarra

 

Como surge um astro do rock? No caso de Jimi Hendrix, ele foi descoberto pela então namorada de Keith Richards em um clube de Nova York. Além de curiosidades como essa, o filme sobre a vida do artista traz diversas referências musicais da década de 1960. Não tem como não entrar no clima.

Jimi: Tudo a Meu Favor, John Ridley, 118 min, abr.ai/paramount, 29,90 reais

 


Literatura

Um nó na garganta

 

É essa a frase que dá início ao livro escrito por uma professora de Literatura que viu seu filho reconhecer todas as letras com 14 meses. E ler livros aos 2 anos. A precocidade, a princípio celebrada, veio acompanhada de outros sinais que levaram ao diagnóstico de um tipo de autismo. A experiência da autora como mãe desse menino é narrada com delicada franqueza. 

O Filho Antirromântico - Uma História de Alegria Inesperada, Priscilla Gilman, Caroline Chang (trad.), 352 págs., Ed. Companhia das Letras, tel. (11) 3707-3501, 39,90 reais. 

 


Site

Imagens de nosso passado 

 

Crédito: Marc Ferrez/Instituto Moreira Salles

Onde hoje estão grandes avenidas, uma paisagem plácida. Moradores de pé no chão em contraste com uma realeza extravagante. Cenários como esses, do Brasil dos séculos 19 e 20, estão disponíveis gratuitamente no portal Brasiliana Fotográfica, que reúne os acervos da Fundação Biblioteca Nacional e do Instituto Moreira Salles. São mais de 2 mil fotografias em alta resolução. O usuário também encontra coleções reunidas por tema, como Cenas de Rua ou Dia do Trabalho, e pode salvar e compartilhar as fotos nas redes sociais. brasilianafotografica.bn.br


Formação

Conhecimento vivo 

 

A realidade das escolas brasileiras inclui conteúdos pre-definidos, materiais didáticos recebidos prontos e inúmeros relatórios para preencher todas as semanas. Para os autores da obra, esse cenário não está de acordo com os atuais desafios da Educação. Em discussão, estão a formação docente, as disciplinas escolares, o currículo e a relação entre teoria e prática em uma abordagem que busca dar real sentido ao ensino.
Temas de Pedagogia - Diálogos entre Didática e Currículo, José Carlos Libâneo e Nilda Alves (orgs.), Ed. Cortez, 552 págs., tel. (11) 3864-0111, 69 reais.

 

Compartilhe este conteúdo: