Devo trabalhar só o que é significativo para os alunos?
Neurilene Martins responde a dúvidas sobre sala de aula
PorNOVA ESCOLA
29/07/2015
Este conteúdo é gratuito, entre na sua conta para ter acesso completo! Cadastre-se ou faça login
Compartilhe:
Jornalismo
PorNOVA ESCOLA
29/07/2015
Neurilene Martins,
doutora em Educação e professora do curso de Pedagogia do Centro Universitário Jorge Amado (Unijorge)
Qualquer conteúdo pode ser significativo para os estudantes, desde que represente um desafio para eles. Para isso, é preciso considerar os conhecimentos prévios da turma ao elaborar as propostas, que devem fazer parte de uma sequência didática. É comum os alunos perguntarem: "Para que eu vou usar isso?". Vale destacar que nem tudo o que é aprendido na escola pode ser aplicado diretamente em contextos do cotidiano, mas a classe tem o direito de ter acesso a esse conhecimento. A abordagem didática, principalmente em Matemática, também deve contemplar momentos em que o contexto é puramente matemático. Um exemplo ilustrativo é o caso dos polinômios. Recomenda-se iniciar o trabalho com esse conteúdo pela resolução de problemas, de forma que os alunos os tomem para si e queiram solucioná-los. Você também pode usar o tangram (espécie de quebra-cabeças formado por peças geométricas de diversos tipos), com o qual é possível tematizar algumas propriedades dessas figuras, como grau, número de termos e forma reduzida. Indico para leitura a matéria Produtos Notáveis e a sequência didática de NOVA ESCOLA sobre o tema.
Últimas notícias