Compartilhe:

Jornalismo

Conheça o "kit gay" vetado pelo governo federal em 2011

Material "Escola sem Homofobia", de formação sobre questões de gênero e sexualidade, foi alvo de críticas de setores conservadores e teve a veiculação suspensa pela presidência

PorWellington Soares

01/02/2015

Em 2004, o governo federal lançou o programa Brasil sem Homofobia com o objetivo de combater a violência e o preconceito contra a população LGBT (composta por travestis, transexuais, gays, lésbicas, bissexuais e outros grupos). Uma parte dele enfatizaria a formação de educadores para tratar questões relacionadas ao gênero e à sexualidade. Nascia aí o projeto Escola sem Homofobia.

bAIXE O MATERIAL "ESCOLA SEM HOMOFOBIA"

Por meio de um convênio firmado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), foi elaborado o material que seria distribuído às instituições de todo o país. Entretanto, uma polêmica impediu sua circulação. Em 2011, quando estava pronto para ser impresso, setores conservadores da sociedade e do Congresso Nacional iniciaram uma campanha contra o projeto. Nas acusações feitas, o "kit gay" -- como acabou pejorativamente conhecido -- era responsável por "estimular o homossexualismo e a promiscuidade." O governo cedeu à pressão e suspendeu o projeto.

LEIA MAIS  Livro exibido por Bolsonaro faz parte de "kit gay"?
Por quase quatro anos, o 1,9 milhão de reais investido no projeto pareceu perdido. Sem esperanças de que o material fosse oficialmente desengavetado, a Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (ABGLT), envolvida na elaboração, decidiu divulgar o caderno com instruções ao professor, que estava no kit.  "Acreditamos na relevância do material para garantir o respeito à diversidade nas escolas e queremos dar retorno à sociedade, já que dinheiro público foi investido", afirmou a organização à NOVA ESCOLA.

LEIA MAIS   Existe ideologia de gênero na Educação? Nós explicamos

O kit possuía também outros materiais: boletins informativos -- aos quais não tivemos acesso -- e vídeos, já disponíveis na internet e listados abaixo.

 

Vídeo 1: "Medo de quê"

Vídeo 2: "Boneca na mochila"

Vídeo 3: "Probabilidade"

Vídeo 4: "Torpedo"

Vídeo 5: "Encontrando Bianca"

Veja mais sobre

Últimas notícias