Seções | Formação | Questão de Ensino

Passei da pré-escola a atuar no Ensino Fundamental 2. Como me preparar?

Neurilene Martins responde a dúvidas sobre sala de aula

POR:
NOVA ESCOLA
Neurilene Martins,

Neurilene Martins,
doutora em Educação e professora do curso de Pedagogia do Centro Universitário Jorge Amado (Unijorge)

Pergunta enviada por Helma Soraya Soares Lovisi, São Paulo

Cada segmento da Educação Básica apresenta especificidades em relação à forma de o professor atuar, então é importante investir no próprio desenvolvimento para adequar o perfil às demandas do novo contexto pedagógico. No seu caso, Helma, o primeiro passo é aprofundar o conhecimento sobre a adolescência, fase em que está grande parte de seus atuais alunos e que é bem diferente do perfil dos pequenos. Isso ajuda a ter uma visão sistêmica dos estudantes, essencial para planejar a gestão da sala e as intervenções feitas em classe. A observação, a escuta atenta e o diálogo são a base para essa reflexão. Procure estudos sobre as características dessa faixa etária, como se dá a construção de identidade, de que forma eles se relacionam com os pares, pais e professores, e quais são os conflitos comuns. O segundo ponto é aprofundar os saberes sobre as expectativas de aprendizagem para o ano, com o estudo dos documentos curriculares elaborados para o país, a rede e a escola. Por fim, mantenha um diálogo constante com os colegas e com a equipe gestora, para que a construção do conhecimento seja um trabalho coletivo. Afinal, aprende-se a ser professor no cotidiano da escola.

Compartilhe este conteúdo: