Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias
Seções | Inclusão | Questão de Ensino


Por: NOVA ESCOLA

Um aluno autista se recusa a registrar a aula. O que fazer?

Neurilene Martins responde a dúvidas sobre sala de aula

Neurilene Martins,

Neurilene Martins,
doutora em Educação e professora do curso de Pedagogia do Centro Universitário Jorge Amado (Unijorge)

Pergunta enviada por Paula da Penha, Cabo Frio, RJ

É essencial que o professor tenha expectativas sobre a produção da criança e continue demandando isso, mas tenha em mente que o autismo interfere na linguagem, na cognição e no relacionamento, então as práticas pedagógicas devem levar em conta as potencialidades dela. Para planejá-las, de preferência conte com o apoio de profissionais que atuem como facilitadores da inclusão. Amplie as oportunidades de aprendizagem desse aluno com diferentes situações didáticas de leitura e escrita praticadas tanto por ele quanto por você. Regule suas intervenções com base no acompanhamento de como o estudante vai significando essas experiências. Além de lápis e papel, ofereça outras possibilidades de escrita, com letras móveis e no computador.

Compartilhe este conteúdo: