Os alunos não se interessam por fundamentos, só querem fórmulas prontas. O que fazer?
Matemática
PorNOVA ESCOLA
01/12/2014
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Jornalismo
PorNOVA ESCOLA
01/12/2014
Neurilene Martins é doutora em Educação e professora do curso de Pedagogia do Centro Universitário Jorge Amado (Unijorge) e responde a dúvidas sobre sala de aula
Pergunta enviada por José Henrique Machado, Catanduva, SP
Preferir receber fórmulas prontas em detrimento de derivá-las com base em reflexões sobre fundamentos matemáticos é um comportamento que os estudantes aprenderam com professores que se apoiam mais na transmissão e menos na construção de conhecimento. Para que a visão deles mude, os alunos devem participar de experiências significativas, atuando como sujeitos. Aulas pautadas em problematização e construção de conhecimentos matemáticos não podem ser ocasionais, e sim fazer parte de um currículo que percorra todos os ciclos de aprendizagem. No entanto, aprender a aprender sob metodologias ativas requer um esforço a mais: que professores e alunos enfrentem possíveis desconfortos causados pelo abandono de velhas formas e pelos desafios inerentes à adoção de novas práticas.
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