Compartilhe:

Jornalismo

Os alunos não se interessam por fundamentos, só querem fórmulas prontas. O que fazer?

Matemática

PorNOVA ESCOLA

01/12/2014

Heloisa Ramos. Foto: Marina Piedade Neury responde

Neurilene Martins é doutora em Educação e professora do curso de Pedagogia do Centro Universitário Jorge Amado (Unijorge) e responde a dúvidas sobre sala de aula

Pergunta enviada por José Henrique Machado, Catanduva, SP

Preferir receber fórmulas prontas em detrimento de derivá-las com base em reflexões sobre fundamentos matemáticos é um comportamento que os estudantes aprenderam com professores que se apoiam mais na transmissão e menos na construção de conhecimento. Para que a visão deles mude, os alunos devem participar de experiências significativas, atuando como sujeitos. Aulas pautadas em problematização e construção de conhecimentos matemáticos não podem ser ocasionais, e sim fazer parte de um currículo que percorra todos os ciclos de aprendizagem. No entanto, aprender a aprender sob metodologias ativas requer um esforço a mais: que professores e alunos enfrentem possíveis desconfortos causados pelo abandono de velhas formas e pelos desafios inerentes à adoção de novas práticas.

continuar lendo

Veja mais sobre

Últimas notícias