Perdi o controle de uma turma da creche. Como retomá-lo?
Telma Vinha responde a dúvidas sobre comportamento
PorNOVA ESCOLA
03/11/2015
Este conteúdo é gratuito, entre na sua conta para ter acesso completo! Cadastre-se ou faça login
Compartilhe:
Jornalismo
PorNOVA ESCOLA
03/11/2015
Telma Vinha,
professora de Psicologia Educacional da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)
Para as crianças pequenas, é difícil cumprir as regras, cooperar e se concentrar. Elas têm necessidade de brincar espontaneamente, movimentar-se com frequência e fazer atividades ao ar livre. Os espaços devem ser amplos - onde possam correr, subir degraus e empilhar blocos - e seguros para que se movam sem precisar de supervisão constante. Muitos problemas de disciplina têm relação com a falta de uma boa dinâmica escolar. É preciso organizar a rotina de forma que os pequenos não fiquem esperando sem fazer nada. Ofereça tarefas diversificadas, como faz de conta e pintura, e permita que eles escolham quais realizar. Atividades coletivas, como a roda da conversa, devem ser breves e dinâmicas; e as regras, poucas e realmente necessárias. As crianças também não conseguem combinar normas. Então, diga claramente o que elas devem ou não fazer. Por exemplo: "As carteiras não foram feitas para se desenhar nelas. Faça isso no papel ou no quadro".
Últimas notícias