Como abordar os órgãos sexuais ao ensinar o corpo humano no 3º ano?
Neurilene Martins responde a dúvidas sobre sala de aula
PorNOVA ESCOLA
18/01/2016
Este conteúdo é gratuito, entre na sua conta para ter acesso completo! Cadastre-se ou faça login
Compartilhe:
Jornalismo
PorNOVA ESCOLA
18/01/2016
Marilene Martins,
doutora em Educação e professora do curso de Pedagogia do Centro Universitário Jorge Amado (Unijorge)
O estudo sobre o corpo deve ter como principal contexto os próprios estudantes e requer uma abordagem integrada, na qual as dimensões cultural, afetiva e social se somem à biológica. Nesse sentido, características fisiológicas dos órgãos sexuais devem ser trabalhadas de modo sistêmico, inseridas na discussão sobre o desenvolvimento humano nos diversos ciclos da vida. Aspectos relativos à fase pela qual os alunos estejam passando - como mudanças no corpo e alterações de comportamento - recebem destaque, afinal despertam questões por parte da garotada. É preciso tratar, ainda, de temas relacionados à saúde, como medidas de prevenção às doenças infectocontagiosas, como a Aids.
Foto: Valter Pontes
Últimas notícias