Devo organizar os livros da biblioteca de sala por idade?

Gestão do Espaço

POR:
NOVA ESCOLA
Heloisa Ramos. Foto: Marina Piedade Neury responde

Neurilene Martins é doutora em Educação e professora do curso de Pedagogia do Centro Universitário Jorge Amado (Unijorge) e responde a dúvidas sobre sala de aula

Clique aqui para mandar a sua dúvida

Pergunta enviada por Débora Martins, São Bernardo do Campo, SP 

Considerar a faixa etária e o perfil das crianças para organizar a biblioteca de sala de aula é essencial, mas não é recomendado separar os livros e periódicos por idade. O ideal é investigar as preferências leitoras e observar com quais práticas os alunos têm familiaridade, para valorizá-las e, ao mesmo tempo, ampliar o horizonte de leitura deles, introduzindo novos autores, estilos, gêneros e temas. Também é importante enriquecer o acervo para oferecer à turma leituras variadas, tanto de textos literários quanto informativos. Defina critérios de organização, como separá-los por escritor, gênero (contos, lendas e mitos, biografias e poesias, por exemplo), subgêneros (contos de fada, de terror, de aventura, lendas e mitos indígenas, africanos, brasileiros etc.) ou temáticas (histórias de príncipes e princesas, de bruxas, do Lobo Mau, entre outras). Essa arrumação pode ser feita com a participação das crianças e não precisa ser fixa, sendo interessante alterá-la de acordo com os objetivos de aprendizagem em curso no momento. A biblioteca de classe deve ser um espaço de sociabilidade e trocas de experiências leitoras, e não somente de leituras individuais. Assim, os estudantes terão a chance de apreciar livros diversos, guiados por escolhas próprias, por indicações feitas por colegas e pelas sugestões do professor. Valorize, em sua mediação, estratégias didáticas que favoreçam o ato de ler com o outro, a exemplo de realizar leituras compartilhadas com a turma e cirandas de leitura. Dessa maneira, a relação de todos com os livros será ainda mais saborosa e produtiva.

Compartilhe este conteúdo:

Tags

Guias