Por que temos que valorizar as experiências de vida das crianças?
Telma Vinha responde a dúvidas sobre comportamento
PorNOVA ESCOLA
14/01/2016
Este conteúdo é gratuito, entre na sua conta para ter acesso completo! Cadastre-se ou faça login
Compartilhe:
Jornalismo
PorNOVA ESCOLA
14/01/2016
Telma Vinha,
professora de Psicologia Educacional da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)
Os estudantes consideram um professor respeitado quando ele demonstra competência no trabalho e também se interessa pela turma. Estabelece-se, então, uma relação de trocas afetivas e respeito mútuo em um ambiente propício para discutir questões teóricas e particulares. Isso vai além de entender as ideias prévias dos alunos sobre um tema. É preciso conhecer as experiências deles - como problemas com amigos ou familiares. Os alunos têm nítida consciência da relação que o docente estabelece com eles. Em geral, rejeitam quem parece distante ou dono da verdade e não mostra dedicação, paciência, respeito e disponibilidade. O diálogo não deve surgir só informalmente ou se algo atípico acontece. Precisa haver espaços planejados no currículo para as trocas sociais e afetivas.
Foto: Alexandre Battibugli
Últimas notícias