Por que as crianças se recusam a fazer atividades de que não gostam?

Educação Física

POR:
NOVA ESCOLA
Heloisa Ramos. Foto: Marina Piedade Neury responde

Neurilene Martins é doutora em Educação e professora do curso de Pedagogia do Centro Universitário Jorge Amado (Unijorge) e responde a dúvidas sobre sala de aula

Clique aqui para mandar a sua dúvida

Pergunta enviada por Alessandra Dos Santos Corrêa, Ijuí, RS

Cada aluno ingressa na escola com um conjunto de experiências socioculturais e repertórios cognitivo, afetivo e corporal. É comum a recusa inicial diante de propostas distantes de suas preferências ou que exigem habilidades pouco familiares e difíceis. A resistência pode surgir também quando ele não se sente confortável no grupo. Medo de errar, insegurança, timidez e desinteresse podem compor o quadro, principalmente se a aula enfatizar apenas o desempenho de cada um. Considere essas reações na avaliação diagnóstica da turma e procure ampliar as informações sobre os estudantes identificando preferências, potencialidades e limites individuais e coletivos. Ajuste, então, as propostas à realidade da turma. Progressivamente, todos podem ser incluídos nas atividades.

Compartilhe este conteúdo:

Tags

Guias