Por que as crianças se recusam a fazer atividades de que não gostam?
Educação Física
PorNOVA ESCOLA
01/06/2013
Compartilhe:
Jornalismo
PorNOVA ESCOLA
01/06/2013
Neurilene Martins é doutora em Educação e professora do curso de Pedagogia do Centro Universitário Jorge Amado (Unijorge) e responde a dúvidas sobre sala de aula
Pergunta enviada por Alessandra Dos Santos Corrêa, Ijuí, RS
Cada aluno ingressa na escola com um conjunto de experiências socioculturais e repertórios cognitivo, afetivo e corporal. É comum a recusa inicial diante de propostas distantes de suas preferências ou que exigem habilidades pouco familiares e difíceis. A resistência pode surgir também quando ele não se sente confortável no grupo. Medo de errar, insegurança, timidez e desinteresse podem compor o quadro, principalmente se a aula enfatizar apenas o desempenho de cada um. Considere essas reações na avaliação diagnóstica da turma e procure ampliar as informações sobre os estudantes identificando preferências, potencialidades e limites individuais e coletivos. Ajuste, então, as propostas à realidade da turma. Progressivamente, todos podem ser incluídos nas atividades.
Últimas notícias