Educação Infantil: Faltam creches e pré-escolas
É preciso construir 19.770 unidades em todo o país. Déficit é maior nas regiões mais populosas
PorNOVA ESCOLAPaula PeresElisa Meirelles
12/03/2016
Este conteúdo é gratuito, entre na sua conta para ter acesso completo! Cadastre-se ou faça login
Compartilhe:
Jornalismo
PorNOVA ESCOLAPaula PeresElisa Meirelles
12/03/2016
O número insuficiente de creches e pré-escolas é um problema crônico no país. A meta do governo federal é entregar 6.450 até o final deste ano, mas ainda vão faltar outras 13.320 para atender à demanda atual (veja o mapa acima). O principal entrave, na opinião dos especialistas, é financeiro. "A Educação Infantil é a modalidade em que são necessários mais recursos para a construção de cada instituição educacional. Sem a ampliação do investimento em Educação, não há como acelerar esse processo", alerta Cleuza Repulho, presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime).
Os estudantes de 15 anos do Brasil estão mais felizes na escola do que a média dos alunos de países da Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE). Nossos jovens, no entanto, não estão tão satisfeitos com a Educação que recebem e são mais críticos que os demais com relação às condições das instituições. As informações fazem parte dos questionários do Programa Internacional de Avaliação de Alunos (Pisa).
96%
dos estudantes brasileiros que recebem o benefício do Bolsa Família alcançaram a frequência escolar mínima exigida pelo Ministério da Educação (MEC).
Está em vigor a Lei nº 12.886/13, aprovada no ano passado, que proíbe as escolas de pedir para as famílias dos alunos materiais de uso coletivo - papel higiênico, copos descartáveis, papel para impressora etc.
Ao analisar crianças de famílias com acesso a recursos culturais semelhantes, o Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec) comprovou que quem vive em lugares vulneráveis tem piores resultados de aprendizagem (veja acima). "Ali, a escola lida com problemas como a violência e as questões de saúde, que impactam seu trabalho", diz Antônio Batista, um dos coordenadores do estudo.
Fonte Cenpec
uab.capes.gov.br
No site da Universidade Aberta do Brasil (UAB), você encontra a lista de cursos que serão ofertados em 2014 e informações sobre inscrições e processos seletivos.
A sociedade é formada por visões hegemônicas e monoculturais. Quando a instituição não é proativa na prevenção dessas ideias, acaba por reproduzir preconceitos.
Por meio de discussões sobre o tema, desconstrução de concepções equivocadas e enfrentamento de conflitos na sala de aula, valorizando os diferentes grupos sociais e culturais.
Ele não pode se omitir em casos de preconceito e tratá-los como questões isoladas. É preciso se indignar e buscar mudanças.
Últimas notícias