Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias
RDRevista Digital

Nova Escola

Nesta área você encontrará todo o acervo da revista de maneira organizada e em formato digital

Seções | Educação Infantil | E agora, Telma?


Por: NOVA ESCOLA

Existe indisciplina na creche e na pré-escola?

Telma Vinha responde a dúvidas sobre comportamento

Telma Vinha,

Telma Vinha,
professora de Psicologia Educacional da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)

Pergunta enviada por Ana Lúcia de Araújo Claro, Curitiba 

Sim, mas ela tem características diferentes da apresentada a partir do Ensino Fundamental. Para os pequenos, ainda é difícil cumprir regras, cooperar e concentrar-se por muito tempo. Eles são egocêntricos e têm dificuldade de identificar e coordenar perspectivas. A inteligência da criança pequena é intuitiva - as regras são vistas como rígidas e cumpridas conforme seus interesses - e ela não tem força de vontade para persistir em atividades desinteressantes. Essas características são comuns, mas precisam de intervenções e de um ambiente estimulador. A escola deve auxiliar a criança a identificar seu ponto de vista e coordená-lo com o dos demais, a ver a necessidade de basear as ações em regras de convivência e se autorregular, para que, no futuro, possa ter condutas disciplinadas e autônomas.


Foto: Alexandre Battibugli