Compartilhe:

Jornalismo

É certo perguntar à criança o que ela desenhou e escrever ao lado?

Neurilene Martins responde a dúvidas sobre sala de aula

PorNOVA ESCOLA

01/06/2016

Neurilene Martins,

Neurilene Martins,
doutora em Educação e professora do curso de Pedagogia do Centro Universitário Jorge Amado (Unijorge)

Pergunta enviada por Gabriella Carolina de Sousa, Piracicaba, SP

Por conjugar percepção, criatividade, imaginação e emoções, o desenho é uma linguagem singular para a expressão infantil. Nesse sentido, conversar com o pequeno autor sobre o que ele produziu é uma intervenção pedagógica valiosa para explorar esse universo imaginário e ampliar as signifcações construídas por ele. Para tanto, o mais indicado é acompanhar o processo de produção, e não somente observar o produto final. No entanto, descrever em palavras o que cada uma está representando não é habitual. Apesar de não interferir, necessariamente, em sua criatividade, essa escrita só deve ser feita em função dos propósitos da criança e do contexto de produção do desenho. Por exemplo, no caso de ela desejar agregar informações à representação que fez dos pais e que será publicada no mural da escola.


Foto: Valter Pontes

continuar lendo

Veja mais sobre

Relacionadas

Últimas notícias