É certo perguntar à criança o que ela desenhou e escrever ao lado?
Neurilene Martins responde a dúvidas sobre sala de aula
PorNOVA ESCOLA
01/06/2016
Compartilhe:
Jornalismo
PorNOVA ESCOLA
01/06/2016
Neurilene Martins,
doutora em Educação e professora do curso de Pedagogia do Centro Universitário Jorge Amado (Unijorge)
Por conjugar percepção, criatividade, imaginação e emoções, o desenho é uma linguagem singular para a expressão infantil. Nesse sentido, conversar com o pequeno autor sobre o que ele produziu é uma intervenção pedagógica valiosa para explorar esse universo imaginário e ampliar as signifcações construídas por ele. Para tanto, o mais indicado é acompanhar o processo de produção, e não somente observar o produto final. No entanto, descrever em palavras o que cada uma está representando não é habitual. Apesar de não interferir, necessariamente, em sua criatividade, essa escrita só deve ser feita em função dos propósitos da criança e do contexto de produção do desenho. Por exemplo, no caso de ela desejar agregar informações à representação que fez dos pais e que será publicada no mural da escola.
Foto: Valter Pontes
Últimas notícias